PRESS-RELEASE |
10-09-2020
COMPRAS DE VIATURAS POR EMPRESAS DE RENT-A-CAR NO MÊS DE AGOSTO DE 2020

O mercado português de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros encerrou o mês de agosto com um volume de vendas de 14.377 unidades, registando um decréscimo de 8,6% face mês homólogo do ano anterior, segundo elementos fornecidos pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal.

No canal de rent-a-car as aquisições de ligeiros de passageiros novos atingiram as 2.114 unidades.

No que respeita a veículos novos o conjunto das empresas associadas da ARAC que se dedicam à atividade de aluguer de curta duração (veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros e motos) adquiriram no mês de agosto um total de 2.413 veículos face aos 4.572 adquiridos em período homólogo do ano anterior.

O rent-a-car continua a afirmar-se de forma clara como o maior comprador de veículos automóveis novos em Portugal, registando no mês de agosto aquisição de 2.114 veículos ligeiros de passageiros, 299 veículos ligeiros de mercadorias.

Na composição das aquisições referidas, prevalecem (á semelhança do mercado nacional de um modo geral) os segmentos A, B e C representaram em junho a maioria das aquisições efetuadas pelas empresas de rent-a-car.

O rent-a-car é um setor decisivo para a modernização do parque automóvel nacional através da colocação após a utilização dos veículos no comércio, de um número significativo de veículos de ocasião (os chamados veículos semi-novos), substituindo-se assim veículos antigos por veículos recentes e com motores mais eficientes e amigos do ambiente a preços mais convidativos para o público em geral.

O Turismo é atualmente o maior mercado das empresas de rent-a-car representando cerca de 60% do seu volume de negócios.

A atividade de aluguer de viaturas em regime de curta duração constituiu uma importante componente da Economia Nacional, com especial destaque para o Turismo.

A ARAC representa cerca de 96% das empresas de aluguer de curta duração a operar de forma legal em Portugal.

Lisboa, 10 de setembro de 2020

ARAC

Gabinete de Comunicação