ARAC
06 Junho 2020 | 02:11
Notícias
2020-06-05“Chegou a hora de reiniciar o Turismo”, afirma o secretário-geral da OMT
O apelo foi deixado por Zurab Pololikashvili esta quinta-feira no site da OMT. Ali, fala da solidariedade e cooperação que uniu o turismo mundial nos dias mais difíceis e da necessidade de lhes dar continuidade na fase que agora começa, pois só a união poderá “restabelecer e impulsionar a confiança” num “novo turismo” em que os turistas têm um papel importante a desempenhar.+
2020-06-05PORTUGAL É O PRIMEIRO PAÍS EUROPEU A RECEBER O SELO ‘SAFE TRAVELS’
Portugal é o primeiro país Europeu a receber o Selo ‘Safe Travels’ do World Travel & Tourism Council.+
2020-06-05AVIS E BUDGET RECEBEM SELO “CLEAN&SAFE”
O Turismo de Portugal atribuiu o selo “Clean & Safe” à Avis Portugal e à Budget Portugal+

Circulares » 2020 » ASSUNTOS DIVERSOS

Associação dos Industriais de Aluguer de Automóvel sem Condutor
CIRCULAR INFORMATIVA
Nº 098
ASSUNTOS DIVERSOS
09-04-2020
ALTERAÇÃO – INSPEÇÕES TÉCNICAS PERIÓDICAS – MEDIDAS EXCECIONAIS – COVID-19

Exmos. Senhores Associados,

Conforme foi transmitido na nossa Circular Informativa n.º 78/2020, de 26 de março, foi decretada a suspensão parcial de realização de inspeções, prevendo-se a possibilidade de realização de inspeção a determinados veículos, definidos na Portaria n.º 80-A/2020, de 25 de março.

Foi hoje (09 de abril) publicado em Diário da República a Portaria n.º 90/2020, que veio alterar a Portaria n.º 80-A/2020, de 25 de março, prevendo também a possibilidade de realização de inspeção a quaisquer veículos que se deveriam ter apresentado a inspeção antes de 13 de março de 2020.

Assim, os proprietários dos veículos cuja data limite de realização de inspeção ocorreu antes de 13 de março de 2020, devem, mediante marcação, submeter os respetivos veículos a inspeção, sob pena de prática de contraordenação.

Passamos a transcrever a nossa Circular Informativa n.º 78/2020, com a alteração introduzida pela Portaria n.º 90/2020, de 09 de abril.

CIRCULAR INFORMATIVA N.º 78/2020

DE 26 DE MARÇO

Serviços Essenciais

Foi publicado em Diário da República o Decreto-Lei n.º 10-C/2020, de 23 de março, que decretou a suspensão parcial da atividade das entidades gestoras de centros de inspeção de veículos a motor e seus reboques, até 30 de junho de 2020, mantendo-se, mediante marcação, o atendimento para prestação de serviços essenciais.

A implementação de tal medida impossibilita as entidades gestoras de centros de inspeção de cumprir a totalidade das obrigações previstas nos respetivos contratos de gestão.

Perante esta circunstância, o referido decreto estabelece que os veículos a motor e seus reboques, que devessem ser apresentados à inspeção periódica entre 13 de março de 2020 e 30 de junho de 2020, beneficiam da prorrogação do prazo por cinco meses contados da data da matrícula.

Assim, os veículos que devem ser submetidos a inspeção obrigatória no período compreendido entre 13 de março de 2020 e 30 de junho de 2020, beneficiam de um prazo de mais 5 meses para a realização da respetiva inspeção.

Em consequência desta medida resultam as seguintes situações:

· Não obrigatoriedade de exibição de documento comprovativo de realização de inspeção periódica, para efeitos de celebração e/ou alteração de seguro automóvel de responsabilidade civil;

· Impossibilidade de a seguradora fazer uso do seu direito de regresso, estando impedida de exigir o reembolso de valores pagos a título de indemnização, quando para a ocorrência de um acidente tenha contribuído o mau funcionamento técnico do veículo.

Serviços Essenciais

Conforme referido a suspensão parcial até 30 de junho de 2020 da atividade das entidades gestoras de centros de inspeção de veículos a motor e seus reboques não afeta a disponibilização de serviços essenciais.

A regulamentação dos serviços essenciais é concretizada pela Portaria n.º 80-A/2020, publicada ontem (25 de março de 2020) em Diário da República.

Para efeitos da referida portaria, são serviços essenciais os serviços de inspeção que têm obrigatoriamente de ser realizados, por marcação, aos seguintes veículos:

· Automóveis pesados de passageiros (categorias M2 e M3);

· Automóveis pesados de mercadorias (categorias N2 e N3);

· Reboques e semirreboques com peso bruto igual ou superior 3500 kg (categorias O3 e O4), com exceção dos reboques agrícolas;

· Automóveis ligeiros licenciados para o transporte público de passageiros e ambulâncias;

· Reinspeções a veículos anteriormente reprovados;

· Inspeções para atribuição de nova matrícula de importados usados;

· Inspeções extraordinárias para reaver documentos;

· Automóveis ligeiros de passageiros (categoria M1), utilizados para transporte internacional, para deslocação autorizada;

· Automóveis utilizados no transporte escolar;

· Quaisquer veículos que se deveriam ter apresentado a inspeção antes de 13 de março de 2020.

Para qualquer esclarecimento adicional, agradecemos que contactem os Serviços da ARAC através dos emails: arac@arac.pt, jr.almeida@arac.pt, helder.rodrigues@arac.pt e sandra.margarida@arac.pt, os quais se encontram ao vosso inteiro dispor.

Com os melhores cumprimentos

O Secretário-Geral

Joaquim Robalo de Almeida


Faça Download aqui
Área Reservada
EMPRESAS JÁ DETENTORAS DO SELO "CLEAN & SAFE"
PEÇA AQUI O SEU SELO "CLEAN & SAFE"
Quer Alugar Carro?
Siga-nos
Seara.com