Associação Nacional dos Locadores de Veículos
CIRCULAR INFORMATIVA
Nº 145
ATRIBUIÇÃO DE SELO CLEAN & SAFE DO TURISMO DE PORTUGAL ÀS EMPRESAS DE RENT-A-CAR

Exmos. Senhores Associados,

A ARAC acaba de assinar um protocolo com o TURISMO DE PORTUGAL, com o IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, e com a AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, o qual tem por objeto a atribuição do Selo “Clean & Safe” do TURISMO DE PORTUGAL às empresas de aluguer de veículos de passageiros sem condutor (rent-a-car) que o solicitarem.

Através da atribuição do Selo, o TURISMO DE PORTUGAL reconhece as empresas do sector do Turismo que cumprem as recomendações da Direcção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com a SARS-CoV-2 (novo coronavírus).

As empresas de rent-a-car que pretendam obter o Selo “Clean & Safe” deverão cumprir o conjunto de disposições presentes na “Declaração de Compromisso” que está disponível no site da ARAC em www.arac.pt.

Como proceder:

1- Aceder ao site www.arac.pt;

2- Clicar em: “peça aqui o seu selo “Clean & Safe”;

3- Fazer download;

4- Preencher o formulário/Declaração de Compromisso;

5- Imprimir;

6- Proceder ao envio do documento em versão pdf;

7- Proceder ao envio para o email arac@arac.pt;

8- Só depois de recebido o documento assinado pelo responsável pela empresa e confirmado o alvará/autorização para o exercício da atividade de rent-a-car emitida pelo IMT e conferida a Certidão Permanente da Empresa, a ARAC procederá ao envio do selo através de email, podendo as empresas usar da faculdade de utilizar o Selo em causa, seja nas suas instalações físicas, seja nos canais e plataformas de divulgação e venda, seja nos seus veículos de aluguer.

9- O Selo atribuído a cada empresa estará associado ao seu Registo na Listagem da ARAC, o qual estará disponível nos seguintes sites:

· ARAC – www.arac.pt;

· TURISMO DE PORTUGAL - http://www.turismodeportugal.pt/;

· IMT – http://www.imt-ip.pt/; e

· AMT – http://www.amt-autoridade.pt/.

A emissão pela ARAC do Selo “Clean & Safe” é gratuita para todas as empresas que reúnam os requisitos para a atribuição do mesmo.

Tendo em atenção o envolvimento e colaboração da ARAC neste processo, as empresas associadas da ARAC receberão para divulgação do Selo “Clean & Safe” autocolantes e ambientadores para colocação nas viaturas com o apoio do Turismo de Portugal.

Para qualquer esclarecimento adicional, agradecemos que contactem os Serviços da ARAC, os quais se encontram ao vosso inteiro dispor.

Com os melhores cumprimentos

O Secretário-Geral

Joaquim Robalo de Almeida