Quem Somos

APRESENTAÇÃO

A ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos, nasceu, do antigo Grémio dos Industriais de Transporte em Automóveis (GITA), com a restruturação, efetuada em 1975.

Entidade sem fins lucrativos, a ARAC é a Associação de Empregadores que representa todos os setores de locação de meios de mobilidade em Portugal:
  • Aluguer de Veículos em Regime de Curta Duração (rent-a-car);
  • Aluguer de Veículos em Regime de Longa Duração (ALD);
  • Aluguer de Veículos em Regime de Aluguer Operacional (AOV/RENTING);
  • Aluguer de Veículos de Mercadorias (rent-a-cargo);
  • Carsharing;
  • Aluguer de Meios de Mobilidade Leve;
  • Aluguer de Veículos de Características Especiais.

A ARAC conta com cerca de 160 Empresas Associadas e Membros Aliados distribuídos por todo o território nacional, representando desde as grandes empresas multinacionais até às médias, pequenas e microempresas.

No seu conjunto, as Associadas da ARAC são responsáveis pela aquisição de 24% dos veículos ligeiros de passageiros comercializados anualmente em Portugal, contribuindo decisivamente para o crescimento do mercado automóvel nacional.

O que fazemos?

Desde a sua constituição, que a ARAC, de forma profissional dá cumprimento ao seu objetivo primeiro e que é o de prestar apoio às empresas suas Associados desempenhando um papel de grande relevância económica e social, contribuindo de forma decisiva para o crescimento da Economia, destacando-se a sua posição de importante parceiro nas áreas do Turismo e da Mobilidade, bem como criador de emprego direta e indiretamente.

Comunicação

A comunicação é desde sempre uma matéria muito importante para a ARAC, sendo fundamental para desenvolver e modernizar qualquer setor de atividade, entendendo esta Associação a comunicação como um elo de ligação aos Associados que deve estar em ligação permanente.

A ARAC proporciona o conhecimento de tudo quanto é relevante para as empresas suas Associadas, quer sejam inovações ou alterações legais, quer sejam iniciativas da própria Associação, quer sejam recomendações de procedimentos a adotar, quer ainda matérias que constituam notícias de relevo.

As Circulares, as Estatísticas e as Newsletters de Assuntos Europeus têm sido a via privilegiada para a divulgação de informação relevante junto das Empresas Associadas por forma a cumprir os fins a que se destina, de informar e guardar a memória da vida da Associação.

Atualmente, a ARAC tem no seu site (www.arac.pt) o principal o meio de comunicação com as empresas suas Associadas e com o público em geral.

Apesar de toda a panóplia de informação disponibilizada às Associadas através do seu site ou remetida através de email, a ARAC não dispensa contacto direto com os Associados, realizando vários seminários, workshops e sessões de esclarecimento sobre assuntos relevantes para as empresas e para o setor de atividade que representa.

A Associação realiza desde 2017 a sua Convenção Nacional, principal fórum de periodicidade anual em Portugal agregador das empresas de locação de meios de mobilidade, parceiros da atividade turística, da indústria automóvel e da área financeira, bem como entidades públicas responsáveis pelas áreas do turismo, mobilidade e transportes.

Filiações e representações nacionais e internacionais


A ARAC é membro da Associação LEASEUROPE - The European Federation of Leasing Company Associations, a qual representa as atividades de locação de veículos a nível europeu, congregando associações de 30 países, sendo responsável pela defesa do setor junto das instituições comunitárias, participando nos Grupos de Trabalho: Automotive Steering Group, Car Rental Working Group e no recém-criado Car Sharing Working Group.

A ARAC encontra-se representada em sede de concertação social pela CTP – Confederação do Turismo de Portugal, organismo de cúpula do associativismo empresarial do Turismo nacional, entidade da qual a ARAC é Membro Fundador.

Encontra-se igualmente presente em todas as entidades regionais de Turismo


Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal;

Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

Entidade Regional de Turismo de Lisboa

Entidade Regional de Turismo do Alentejo

Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

Entidade Regional de Turismo do Algarve

Representação Institucional

Para representar e defender os interesses e os direitos das suas Associadas, e promover todas as atividades de locação de meios de mobilidade em Portugal, a ARAC coopera com o Governo, Governos Regionais, Autarquias Locais e demais entidades públicas, em especial nas áreas do Turismo, da mobilidade e dos transportes, nomeadamente:

Turismo de Portugal

AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes

IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes

ANSR - Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária

Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa

Entidade Regional de Turismo Porto e Norte

Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo

Entidade Regional do Turismo do Algarve

Direção Regional do Turismo dos Açores

Progresso e modernização do setor

A propriedade de um veículo é cada vez menos uma prioridade, em especial para as novas gerações, desempenhando a locação de meios de mobilidade um papel crucial para esta mudança de paradigma.

Ao longo das mais de quatro décadas de existência, a ARAC tem contribuído de forma fundamental para a dinamização e a modernização do setor de atividade que representa, contribuindo assim para o progresso económico das empresas suas Associadas.

Com o contributo da ARAC, o quadro legislativo regulador da atividade de aluguer de veículos sem condutor vai cada vez mais ao encontro das expetativas das empresas do setor. Em especial, a legislação passou a prever a possibilidade de celebração do contrato de rent-a-car através de suporte eletrónico, colocando Portugal na vanguarda da inovação na locação de meios de mobilidade.

A ARAC expressa, assim, de forma evidente, séria e profissional o valor da sua presença no mundo empresarial, dando a todos os seus Associados testemunhos do seu trabalho e razões para que estes depositem nela confiança e sintam cada vez mais consciência da razão de serem associados da ARAC.