Notícias



AHRESP prevê que taxa sobre pagamentos de cartões deixe de ser suportada pelo sector
Publituris


O imposto de selo sobre os meios de pagamento com cartão e a influência que está a ter sobre a hotelaria e a restauração nacionais foi um dos temas de discussão doConselho Consultivo da AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, que reuniu, recentement,e emViseu, a convite do Turismo do Centro.

A AHRESP recorda que a Tabela Geral do Imposto do Selo foi alterada, passando a ser cobrada uma taxa de 4% sobre as receitas das comissões da banca nas operações de pagamento com cartões. Segundo a associação, existem algumas “instituições financeiras estão a fazer recair no sector essa taxa, uma situação classificada de “inaceitável””.

“Esta situação provoca um impacto de 3,5 milhões de euros no sector da hotelaria e restauração. É inaceitável. A situação vai ser discutida em plenário da Assembleia da República, na próxima sexta-feira. Estamos confiantes de que possa ser revertida e que passe a ser o sector financeiro, nomeadamente a SIBS e a UNICRE, a absorver essa taxa”, sublinha Jorge Loureiro, vice-presidente da Direcção Nacional da AHRESP, que considera que esta “seriauma grande vitória para o sector da hotelaria e restauração”, acrescenta.