Notícias



Inflação na Zona Euro mantém-se em 1,3%
Jornal de Negócios


A primeira leitura da inflação já tinha apontado para que os preços no consumidor tivessem subido 1,3%, em Julho, um valor confirmado esta quinta-feira.

O Eurostat confirmou que a taxa de inflação se manteve em 1,3%, no mês de Julho, tal como o valor registado um mês antes, de acordo com o comunicado emitido esta quinta-feira, 17 de Agosto. A leitura inicial tinha sido publicada a 31 de Julho.

Na União Europeia a taxa de inflação também estabilizou em 1,5%.

Os dados divulgados agora, revelam também informação por países. Assim, as maiores taxas de inflação foram reportadas pela Lituânia (4,1%) e pela Estónia (3,9%). Do lado oposto está a Irlanda (-0,2%) e Chipre (-0,1%).

Portugal registou uma taxa de inflação de 1% em Julho, valor idêntico ao observado no mês anterior.


Esta evolução da inflação corroboraa perspectiva doBanco Central Europeu (BCE) que no dia 20 de Julho deixou inalterados juros e os estímulos à economia, nomeadamente o programa de compra de dívida, considerando que não há sinais de subida sustentada da inflação.

No final da reunião de Julho, o presidente da autoridade, Mario Draghi, disse que o BCE não vê qualquer sinal convincente de recuperação sustentada da inflação que justifique uma alteração dos actuais estímulos monetários.

Assim, a política monetária foi mantida e o presidente do BCE garantiu quenem as equipas técnicas estão sequer a trabalhar em hipóteses para uma possível estratégia de saída, avançou Mario Draghi, na qual retirou também pressão em relação à possibilidade de surgirem novidades em Setembro, quando são divulgadas novas previsões macroeconómicas. O compromisso ficou-se apenas por debater o tema no Outono.