Notícias



Lone Star confirma reeleição da equipa de António Ramalho
Jornal de Negócios


A Lone Star já aprovou os estatutos do Novo Banco e elegeu os membros do conselho geral e de supervisão, constituído por oito elementos internacionais e liderado pelo inglês Byron Haynes. O novo órgão de fiscalização reelegeu equipa de António Ramalho por quatro anos.

A Lone Star confirmou a reeleição da equipa de gestão do Novo Banco liderada por António Ramalho. A decisão foi tomada esta quarta-feira, 18 de Outubro, pelo conselho geral e de supervisão da instituição, órgão cujos membros foram nomeados também nesta data na primeira assembleia-geral após a venda do controlo do banco ao investidor norte-americano, de acordo com o comunicado publicado no site da CMVM.

Na reunião de accionistas, foram também aprovados os novos estatutos do Novo Banco que consagram a alteração do modelo de governação da instituição. O banco passa a ter um conselho geral e de supervisão (CGS), órgão que assume a responsabilidade de nomear e fiscalizar o conselho de administração executivo (CAE). Para trás fica o antigo sistema com conselho de administração alargado em que os membros não executivos fiscalizavam os executivos.

O CGS, eleito directamente pela assembleia-geral, é constituído por oito membros, todos estrangeiros, escolhidos pela Lone Star. Este novo órgão é liderado pelo inglês Byron Haynes e integra o antigo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Robert Sherman. A AG nomeou ainda o presidente da mesa da assembleia, cargo que vai ser desempenhado por Nuno Azevedo Neves, sócio da sociedade de advogados ABBC, assessor jurídico do investidor norte-americano no dossiê Novo Banco.

Tanto os membros do conselho de supervisão como os administradores executivos foram "nomeados para o quadriénio 2017-2020". O conselho de administração executivo vai continuar a ser liderado por António Ramalho, integrando ainda Vítor Fernandes, Jorge Cardoso, Isabel Ferreira, Luísa Soares da Silva, Rui Fontes e José Eduardo Bettencourt.