ARAC
12 Dezembro 2018 | 05:53
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2018-12-11CTP: aeroporto é “o” problema do turismo
O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, afirmou, em entrevista ao dinheiro vivo, que “aeroporto é ‘o’ problema do turismo”. Em causa o esgotamento do aeroporto de Lisboa numa altura em que, de 2012 a 2107 o turismo em Portugal registou um aumento de 46%.+
2018-12-10Corrupção custa mais de 18 mil milhões por ano aos cofres portugueses
Quanto custa a corrupção a Portugal? Cerca de 18,2 mil milhões de euros por ano, o equivalente a cerca de 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB). Portugal é, de resto, o 11.º país dos 28 Estados-membros da União Europeia (UE) onde a fatura da corrupção é mais elevada, em termos absolutos.+
2018-12-10Reino Unido pode reverter Brexit unilateralmente
O Tribunal de Justiça da UE decretou que o governo britânico pode voltar atrás com a sua decisão de deixar a União Europeia.+

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TAP QUER MONTIJO “O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL” E TAXAS MAIS BAIXAS NA PORTELA
Ambitur


O presidente executivo da TAP, Antonoaldo Neves, disse hoje que quer o aeroporto do Montijo pronto “o mais rápido possível” e que, com a sua conclusão, a ANA assegure um novo contrato com revisão de taxas aeroportuárias na Portela. “Desejamos que o processo esteja concluído e que esteja pronto o mais rápido possível e que as tarifas na Portela diminuam”, disse aos jornalistas o gestor, falando à margem do lançamento das novas ementas de classe económica médio curso da TAP Air Portugal, em Lisboa.

Antonoaldo Neves lembrou que as taxas na Portela são atualmente “as mais caras que a TAP paga no mundo inteiro” e, por isso, defende que as negociações com vista à conclusão do aeroporto do Montijo “assegurem que no contrato com a Portela” haja uma revisão das taxas, para que estas possam ser “competitivas”, refere a agência Lusa.

O presidente executivo da empresa reiterou ainda que a TAP “não cogita em hipótese nenhuma” dividir o seu ‘hub’ numa mesma cidade, mas deseja que esta situação fique concluída o mais rapidamente possível de forma a responder ao aumento de tráfego aéreo nesta região.

“A TAP tem um ‘hub’ em Lisboa e não se divide um ‘hub’ numa mesma cidade. Nenhuma companhia no mundo o faz. Não passa pela cabeça de quem está na aviação há muito tempo voos noutro aeroporto que não seja no seu ‘hub’ numa mesma cidade. Isso não tem o menor cabimento”, disse.

Esta semana, o presidente executivo da ANA-Aeroportos de Portugal garantiu que o novo aeroporto do Montijo não será ‘low cost’ (baixo custo), mas de “qualidade fantástica de serviço” e dirigido a transportadoras com rotas “ponto a ponto”, ou seja, sem correspondências.

Thierry Ligonnière recordou que o atual aeroporto, Humberto Delgado, vai manter o seu papel de ‘hub’ (plataforma de ligações aéreas), nomeadamente da TAP, enquanto a estrutura complementar prevista para o Montijo será para “ponto a ponto, para as companhias que o desejarem”.

“A segregação não é no modelo económico. O Montijo será um modelo ponto a ponto e não ‘low cost’. Terá uma qualidade fantástica de serviço e estará dedicado a companhias dedicadas a ponto a ponto”, precisou.




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