Notícias



CTP: aeroporto é “o” problema do turismo
Opção Turismo


O presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros, afirmou, em entrevista ao dinheiro vivo, que “aeroporto é ‘o’ problema do turismo”. Em causa o esgotamento do aeroporto de Lisboa numa altura em que, de 2012 a 2107 o turismo em Portugal registou um aumento de 46%. São mais de 20 milhões de turistas, que representaram mais de 60 milhões de dormidas. Valor incomportável, segundo Francisco Calheiros, mas que não justifica as dificuldades com o aeroporto da capital portuguesa.

“Arrisco dizer que provavelmente pode acontecer virmos a ser o melhor destino do mundo com o pior aeroporto do mundo, o que é uma contradição inaceitável.” Sendo que, às limitações do aeroporto de Lisboa se junta o Serviços de Estrangeiros e Fronteiras, “que é outro drama enorme”.

É por tudo isto que o presidente da CTP alerta para a importância da definição do aeroporto do Montijo. “..tem de ficar decidida de uma vez por todas. É uma questão de desígnio nacional. Costumo dizer que se isto fosse de uma empresa onde eu estivesse, as pessoas não saiam de lá enquanto não estivesse tudo decidido.”

E, tendo em conta que se está no final de 2018 Francisco Calheiros coloca dúvidas em relação aos prazos definidos pelo Governo – de que o aeroporto do Montijo estará pronto em 2022. “Há bocado estávamos a fazer a análise de que 2019 poderia ser um ano de uma possível estagnação e eu sei que se estão a fazer impossíveis, na ANA, TAP, nos taxi ways, na descontinuação da pista 1735… mas a realidade é que isto são tudo remendos. Em 2018 continuou-se a subir o número de pessoas a desembarcar em Lisboa, mas não chega. Temos de ter o Portela + Montijo a funcionar para podermos a voltar a ambicionar. 2023 é muito tempo.”