Notícias



Covid-19: Pico da infecção adiado para final de maio
Jornal de Negócios


O pico da covid-19 em Portugal deverá ser atingido no final de maio, adiantou este sábado a ministra da saúde. Marta Temida, na conferência diária sobre o ponto da situação da epidemia, realçou que este adiamento da incidência máxima da infeção resulta das medidas implementadas. No entanto, adiantou que o número de infecções pode ser maior ao estimado.


"A incidência máxima da infecção [por covid-19] estará adiada para final de maio", adiantou Marta Temido, acrescentando que as novas projeções mostram que "as medidas de contenção que todos temos tomado estão a ser efetivas".

A ministra da saúde destacou, porém, que é esperado um número maior de casos. Contudo, este abrandamento da curva de infeção é importante para mitigar os efeitos da doença e para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) se preparar.


Em relação ao números apresentados, Marta Temido informou que a taxa de mortalidade está em 1,9%, sendo que nas pessoas com mais de 70 anos a taxa de letalidade é de 7,9%. Dos mais de 5.000 infetados, 89% estão em casa, 418 internados e, destes, 89 permanecem internados em unidades de cuidados intensivos.


A ministra adiantou ainda que Portugal continua a reforçar o "stock" de equipamento, através da compra de máscaras cirúrgicas e outros materiais de proteção individual, bem como a encomenda de ventiladores.