Notícias



Deslocações fora do concelho proibidas e aeroportos fechados na Páscoa
Jornal de Negócios


O primeiro-ministro António Costa anunciou esta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros que aprovou as medidas de prolongamento do Estado de Emergência,que no período da Páscoa,entre as 0 horas de quinta-feira, dia 9 de abril, e as 24 horas de segunda-feira, dia 13, serão proibidas quaisquer deslocações para fora do concelho de residência habitual.

Há contudo exceções, como para os que têm de se deslocar para o exercício de atividades profissionais que são permitidas, ou nos três concelhos que no país têm descontinuidade territorial, como são Vila Real de Santo António, Oliveira de Azeméis e Montijo

A violação desta proibição, que envolve todo o tipo de circulação, designadamente a pé, será feria pelas forças de segurança e o não cumprimento constitui crime de desobediência, disse.

António Costa anunciou que neste mesmo período são encerrados para o tráfego de passageiros todos os aeroportos nacionais. Uma "medida excecional para evitar deslocações do exterior para Portugal e de Portugalpara o exterior". A exceção são voos de carga, de natureza humanitária ou de repatriamento, de Estado ou natureza militar.

Relativamente ao transporte aéreo, o Governo aprovou a limitação da lotação a um terço, como nos restantes transportes.