Notícias



Empresas já esgotaram apoios para compra de carros eléctricos
Jornal de Negócios


Menos de um mês após a abertura das candidaturas aos apoios estatais para a compra de automóveis elétricos, as empresas já esgotaram a sua quota para a aquisição de veículos ligeiros de passageiros, fixada em 300 automóveis.

De acordo com os dados do Fundo Ambiental, pelas 14:00 desta sexta-feira, 3 de abril, tinham sido recebidas 585 candidaturas de empresas e instituições. Destas, 235 foram aceites, outras 274 estão por validar e 11 foram excluídas. Há ainda 26 com proposta de exclusão, 32 em que foram solicitados elementos adicionais e sete em análise de pronúncia.

A dotação fixada este ano para pessoas coletivas é de 600 mil euros, com um valor de 2.000 euros por incentivo e limitado a quatro incentivos por candidato, estimando-se um máximo de 300 apoios.

Já nos particulares, as candidaturas recebidas cifram-se em 376, tendo 237 sido aceites e oito excluídas. Existem 95 candidaturas por validar, 10 com proposta de exclusão, 25 a aguardar elementos adicionais e uma em análise de pronúncia.

Para os particulares, o incentivo ascende a um valor máximo de três mil euros, limitado a um incentivo por candidato, e o número máximo de incentivos estimado é de 700.

Já nos comerciais ligeiros, o número máximo de incentivos, que têm o valor unitário de três mil euros para empresas e particulares, é estimado em 300, para uma dotação de 900 mil euros. Neste segmento apenas foram recebidas 18 candidaturas, 11 das quais aceites e quatro excluídas.

Nos primeiros três meses do ano foram matriculados em Portugal 2.676 ligeiros de passageiros e 37 comerciais ligeiros totalmente elétricos.