Notícias



“Chegou a hora de reiniciar o Turismo”, afirma o secretário-geral da OMT
TURISVER


O apelo foi deixado por Zurab Pololikashvili esta quinta-feira no site da OMT. Ali, fala da solidariedade e cooperação que uniu o turismo mundial nos dias mais difíceis e da necessidade de lhes dar continuidade na fase que agora começa, pois só a união poderá “restabelecer e impulsionar a confiança” num “novo turismo” em que os turistas têm um papel importante a desempenhar.

“Tanto à escala local como global, a crise que enfrentámos juntos, demonstrou a importância de tomar as decisões correctas no momento correcto”, declarou o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo que, numa mensagem positiva e de esperança afirmou que “chegou a hora de reiniciar o turismo”.

Lembrando os sacrifícios “pessoais e profissionais” que muitos, no turismo, tiveram que fazer ao longo dos últimos meses, sublinhou o espírito de união que tem existido no sector para deixar claro que “esta cooperação será essencial quando passarmos à etapa seguinte”, à do alívio das restrições às viagens que está a começar, ao mesmo tempo que “os governos e o sector privado trabalham em conjunto para restabelecer e impulsionar a confiança, fundamento essencial da recuperação”.

Se primeiro houve que “travar o impacto da Covid-19, mitigar os danos nas economias e salvaguardar postos de trabalho e empresas”, agora, diz Zurab Pololikashvili, há que mudar de caminho, com a OMT a assumir de novo a liderança com a apresentação de um conjunto de directrizes para reiniciar o turismo em que se inclui a abertura de fronteiras, a coordenação de novos protocolos de procedimentos saúde e a necessidade de provisão de liquidez às empresas mais vulneráveis, sem esquecer a promoção da inovação e a sustentabilidade, elementos que, assegura, “hão-de deixar de ser uma pequena parte do sector para se converterem no centro de tudo o que fazemos”.

Trata-se, afirma, de construir um “novo turismo”, mais benéfico para as pessoas e para o planeta e nesta luta, considera o responsável, estão já governos e empresas mas também turistas. “Agora, enquanto nos preparamos para viajar de novo, recordamos aos turistas que as suas decisões podem marcar uma diferença positiva. As nossas acções podem ser importantes e iluminar o caminho a seguir, viajando de novo para reiniciar o turismo”, conclui.