Notícias



Audi revela novo elétrico Q4 Sportback e-tron Concept
Auto Monitor


O novo Audi Q4 Sportback e-tron aposta na vertente emocional da eletrificação, procurando fundir as linhas de um SUV e de um coupé – o que resulta num SUV Premium compacto delinhas desportivas.

O novo modelo alemão mantém alguns dos traços do concept Q4 e-etron SUV, mas com a imagem de um coupé, e as dimensões de ambos praticamente idênticas.

Com um comprimento de 4,60 m e uma altura de 1,60 m, o Sportback é 1 cm mais comprido e baixo do que o Q4 e-tron Concept. Já a largura é igual – 1,90 m –, assim como a distância entre eixos, que é de 2,77 m.

Em termos de design, destaque para anova grelha falsa, os faróis finos de LED e os farolins ligados por uma faixa luminosa colocada a meio da porta da bagageira. Com aausência de tubos de escape, a Audi decidiu equipar o modelo com um para-choques traseiro com difusor e laminas horizontais, onde se destaca o logótipo e-tron iluminado ao centro.

No interior, o destaque vai para o painel de instrumentos digital, um ecrã central tátil de 12,3 polegadas, detalhes metálicos e em preto brilhante e bancos em Alcantara.

O novo Q4 Sportback e-tron concept tem por base a plataforma MEB do Grupo Volkswagen – para veículos elétricos – e vai contar com dois motores elétricos alimentados por uma bateria de iões de lítio de 82 kWh. A suspensão dianteira deste SUV dinâmico é adaptativa com esquema MacPherson, enquanto a traseira é multibraços com suspensão adaptativa.

Um motor instalado no eixo traseiro que debita uma potência de 204 CV e binário de 310 Nm, outro no eixo dianteiro com 102 CV de potência e um binário de 150 Nm.

A potência combinada é de 306 CV, números que permite ao Audi Q4 Sportback e-tron acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,3 segundos e atingir uma velocidade máxima de 180 hm/h.

Em termos de autonomia, a Audi indica que Q4 Sportback e-tron poderá rolar 450 km com uma única carga no ciclo WLTP – já as versões com tração traseira deverão permitir uma autonomia superior a 500 km.

A Audi revelou ainda que a bateria pode ser carregada até 80% em 30 minutos recorrendo a um carregador de 125 kW.