Notícias



BP vai compensar mais de dois milhões de toneladas de carbono por ano
Automonitor


Para assinalar o dia, a BP irá compensar as emissões (de gasóleo, gasolina e GPL– gás de petróleo liquefeito) de todos os condutores em Portugal por um dia, o equivalente a 27 mil toneladas, de acordo com os cálculos feitos com base no relatório da DireçãoGeral de Energia sobre vendas diárias médias de julho de 2019.

Em conferência de imprensa, o presidente da BP Portugal, Pedro Oliveira, explicou que a empresa irá compensar as emissões de carbono de todos os combustíveis (clientes frota excluídos para já), utilizando créditos de carbono gerados a partir de projetos globais que financiam a utilização de energias renováveis, baixo carbono e a proteção de florestas.

“Enquanto conduzem com combustíveis da BP os nossos clientes sabem que por todo o mundo estaremos a apoiar projetos que compensam as emissões de carbono dos seus abastecimentos”, explicou.

“Vamos tirar dois milhões de toneladas de carbono do sistema”, sublinhou.


O programa ‘Drive Carbon Neutral’ tem como ‘slogan’ “Vá de Bicicleta. Se não puder vá com a BP” e é, de acordo com o responsável, o resultado de um ano de trabalho, que visa contribuir para a nova ambição da BP de atingir a neutralidade carbónica até 2050 e ajudar o mundo a atingir o mesmo objetivo.

Segundo Pedro Oliveira, o valor do investimento neste projeto“é assustadoramente elevado” uma vez que exige à empresa um “compromisso enorme com o futuro”, mas não irá ser revelado pela BP.

Nos últimos 14 anos, a BP compensou seis milhões de toneladas de carbono, angariando mais de 24 milhões de euros para projetos de redução de carbono em todo o mundo.

“É uma iniciativa pragmática e real que se traduz na redução das emissões no dia a dia”, disse.

O responsável lamenta que em Portugal, ainda não existam programas de compensação de emissões de carbono certificados, mas sublinhou que estão a trabalhar para que tal seja possível.

Entre as condições para ser um “projeto elegível”, segundo Pedro Oliveira, estão a necessidade de ser um projeto incremental (não ‘pipeline’) que compense na justa medida as emissões de carbono, sem fins lucrativos, e que promova a melhoria da qualidade de vida das populações.

O responsável espera que a BP abra caminho nesta área, tal como abriu no passado noutras áreas.

“Se todos os operadores incorporarem esta externalidade será a forma mais rápida, concreta e tangível de reduzir as emissões”, disse.

Pedro Oliveira disse aos jornalistas que os créditos de carbono provêm de projetos verificados e selecionados de forma independente por um painel de Organizações Não Governamentais (ONGs), estando atualmente em apoio um projeto de fogões eficientes no México e um projeto de proteçãoe plantação florestal na Zâmbia.

O programa Drive Carbon Neutral está disponível para todos os condutores que abasteçam nos 500 postos de abastecimento da BP em Portugal a partir de hoje e não inclui os clientes de frota.

(com Lusa)