Notícias



Portugal ganha mais de sete mil veículos de luxo e desportivos em dois anos
Jornal de Negocios


O número de automóveis de marcas de luxo ou desportivas existentes em Portugal aumentou, entre o final de 2017 e 31 de dezembro do ano passado, em 7.353 veículos, segundo dados da ACAP.

Em número de veículos, a Porsche registou a maior subida nestes dois anos, com 3.108 novos carros, elevando os automóveis da icónica marca alemã a circular em Portugal para 13.130.

Logo atrás surge a Tesla, que somava, no final de 2019, 2.503 carros em Portugal. Isto corresponde a mais 2.288 veículos e a uma subida de mais de 1.000%. Os números da marca de Elon Musk são impulsionados pela chegada, em 2019, do Model 3, com preços bastante mais acessíveis do que o Model S ou o Model X. O modelo mais popular da marca tem um preço de base de 48.900 euros.

Ainda com uma subida expressiva surge a Jaguar, que viu o “contingente” nacional aumentar em 1.558 veículos. A icónica marca britânica conta com 8.630 automóveis nas estradas portuguesas.

Ferrari reforça liderança nos desportivos puros

A Ferrari continua a ser a marca preferida dos portugueses que optam por desportivos puros. A mítica marca do “Cavallino Rampante” totaliza 739 bólides em Portugal, uma subida de 134 veículos, ou 22,1%, em dois anos.

Já a Lamborghini até cresceu mais em termos percentuais (48,1%), mas isso corresponde a apenas mais 37 unidades, para um total de 114.

No segmento do luxo exclusivo, a Maserati conta com mais 98 automóveis do que em 2017, para um total de 534. A Bentley, por seu turno, “ganhou” 100 novos veículos, existindo agora 364 automóveis da marca em Portugal. Por último, a Rolls-Royce conta atualmente com 106 automóveis em Portugal, mais 11 do que em 2017. Isto apesar de não ser vendido qualquer veículo novo da marca em Portugal há vários anos.

As marcas

Renault reforça liderança e Peugeot supera OpelRENAULT SUPERA 600 MIL AUTOMÓVEIS
A marca mais popular em Portugal há já largos anos superou em 2019 a fasquia dos 600 mil ligeiros de passageiros em circulação, com uma subida de 8,4% no espaço de dois anos, o que significa um aumento de quase 50 mil veículos. A Renault distancia-se ainda mais da segunda marca preferida dos portugueses: a Volkswagen, que soma cerca de 458 mil carros.

PEUGEOT ACELERA PARA CHEGAR AO PÓDIO
A “marca do leão” viu o número de automóveis nas estradas portuguesas aumentar 13,5% desde 2017. Um crescimento que, conjugado com a redução sofrida pela Opel, permitiu à marca do grupo PSA, liderado por Carlos Tavares, superar a fabricante alemã, que entretanto também foi integrada no grupo PSA. E a distância para a Volkswagen é cada vez mais curta.

A “FÚRIA” ALEMÃ DA BMW E MERCEDES-BENZ
Duas das marcas que mais aumentaram a sua presença no parque automóvel nacional são as germânicas Mercedes e BMW. A Mercedes viu o número de veículos em Portugal disparar 23,6% em dois anos, somando quase mais 75 mil automóveis. A BMW, por seu turno, subiu 15, 8%, ou 40 mil unidades, e ascendeu ao sexto lugar, superando Ford, Citroën e Fiat.

630
VEÍCULOS
A marca francesa superou em 2019 a fasquia dos 600 mil carros. Os 630.299 veículos representam 12,1% do total.

3
POSIÇÃO
A Peugeot ultrapassou a Opel para passar da quarta posição que ocupava no “ranking” das marcas em 2017 para o terceiro posto.

23,5
CRESCIMENTO
A Mercedes-Benz registou o maior crescimento entre as marcas mais populares em Portugal com uma subida de 23,5%.

12,8
IDADE MÉDIA
A idade média dos automóveis de passageiros atingiu os 12,8 anos em 2019. Este é o valor mais alto de sempre.

20,1
MAIS DE 20 ANOS
As viaturas com mais de 20 anos, ou seja, ainda do século passado, representam 20,1% dos 5,2 milhões de carros no país.