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JORNAL DE NEGÓCIOS
Segundo anunciou ACAP na quinta-feira, entre janeiro e setembro de 2020 foram colocados em circulação 127.168 novos veículos, o que representou uma diminuição homóloga de 38,4%. Tendo em conta apenas os automóveis ligeiros de passageiros, a queda foi de 39,3% para pouco mais de 105 mil unidades.
A queda nas vendas é transversal a todas as principais marcas do mercado português, mas a dimensão é distinta, destacando-se o desempenho de duas fabricante salemãs, que assim estão a conseguir ganhar terreno no mercado português.
As vendas da Mercedes-Benz desceram 18,9% para 10.289 unidades nos primeiros nove meses do ano. A queda é bem inferior à do mercado, o que permitiu à marca alemã subir a quota de mercado para 9,74% (7,29% no mesmo período do ano passado) e saltar para o terceiro lugar das mais vendidas em Portugal.
Tendo em conta as 10 marcas mais vendidas em Portugal, a BMW é a segunda que melhor está a resistir à queda nas vendas. Estas baixaram 28% para 7.278 unidades, pelo que a quota de mercado aumentou para quase 7% (no mesmo período do ano passado era inferior a 6%). O desempenho permitiu à BMW ascender à quarta posição das marcas mais vendidas em Portugal.
À frente das duas marcas alemãs está o par francês que tem liderado o mercado português, mas que este ano enfrenta quedas superiores à do mercado, com destaque para a Renault (-43,7%).
Olhando para o top20 das marcas mais vendidas, há outras que registam quedas bem abaixo do mercado, mas não há nenhuma com sinal positivo. A Hyundai (-15,9%) apresenta o melhor desempenho, sendo que a Volvo, Dacia Nissan e Audi caem menos de 30%.
Na galeria em cima veja qual foi a queda nas vendas das 20 marcas mais vendidas em Portugal nos primeiros nove meses deste ano.