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AIP: “A pandemia veio impulsionar o salto digital num curto espaço de tempo”
Jornal Económico sapo


Nos últimos 15 anos, o evento Portugal Exportador tem marcado o seu apoio às empresas que têm apresentado o desejo da exportação e internacionalização, uma visão apoiada por Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, que faz parte do evento desde a sua criação.

Na sessão de abertura do evento Portugal Exportador, do qual o Jornal Económico é media partner, Jorge Rocha de Matos sustentou que “a pandemia veio impulsionar o salto digital num curto espaço de tempo” e que a aprendizagem retirada dos desafios impostos pela pandemia que continua a afetar Portugal “será útil no pós-Covid”.

“O Portugal Exportador tem sido o grande barómetro da internacionalização da economia e das empresas portuguesas”, sustentou o presidente da Fundação AIP no evento que se realiza totalmente em formato digital este ano.

No ano passado, as exportações portuguesas atingiram 44% do PIB português, sendo que este valor mostra o “esforço e capacidade notável das empresas portuguesas”, mas que também é importante “reconhecer e aplaudir determinados incentivos do Governo” que foram lançados ao longo dos anos anteriores e que permitiram atingir a meta.

Para o futuro, Jorge Rocha de Matos aponta a importância de “reforçar a cadeia de valores” e de “alargar a base exportadora da economia”, que já demonstraram o seu valor ao longo dos últimos 15 anos.

Apesar de todos os constrangimentos criados pela pandemia, o presidente da Fundação AIP declarou que o próximo passo é “preparar a economia para o ciclo pós-Covid”, sendo este “o grande desafio” atual colocado às empresas do tecido empresarial português que pretendem a internacionalização.