Notícias



EUROPCAR MOBILITY GROUP COMPROMETE-SE A TER MAIS DE 1/3 DE VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS NA SUA FROTA ATÉ 2023
AMBITUR


Europcar Mobility Groupé uma das primeiras empresas internacionais de aluguer de carros a oferecer veículos elétricos aos seus clientes, desde 2011. Em 2019, o Europcar Mobility Group lançou o seu programa “One Sustainable Fleet“, para atingir mais de 1/3 de “green” veículos (elétricos, híbridos plug-in e híbridos) na sua frota até ao final de 2023. Este programa está em linha com o propósito do Grupo: oferecer soluções alternativas atrativas à propriedade de veículos, de forma responsável e sustentável. É também um dos principais “blocos de construção” do plano de transformação CONNECT, que visa tornar o Grupo um importante player na mobilidade sustentável, ao mesmo tempo que reforça a sua posição como a empresa de aluguer de veículos n.º 1 na Europa.

A crise atual relacionada com a pandemia Covid-19 reforçou necessidades e expectativas pré-existentes em termos de mobilidade: aumento dos hábitos de consumo digital e necessidade de serviços “sem contato”, novos padrões de segurança e flexibilidade, bem como uma aspiração por mais responsabilidade e modos de transporte ecológicos. Neste contexto, o Europcar Mobility Group está a prosseguir ativamente a implementação do seu programa “One Sustainable Fleet“, disposto a favorecer a implementação de soluções de mobilidade virtuosa em cidades e territórios através da “mobilidade partilhada” (aluguer de automóveis ecarsharing), e ser capaz de apoiar a transição de pessoas e empresas para uma mobilidade “verde”, onde quer que o Grupo esteja presente.

Este programa inclui vários fluxos: estreita colaboração com fabricantes de automóveis para aumentar a participação de veículos “verdes” na frota do Grupo, educação do cliente, formação de funcionários do Grupo, lançamento de ofertas atraentes para desenvolver o apetite do cliente por veículos “verdes”, etc. Um dos principais fatores de sucesso do programa é, obviamente, a capacidade de desenvolver um ecossistema de soluções de carregamento fáceis de usar e acessíveis por meio de uma rede densa. Com isso em mente, o Europcar Mobility Group acaba de assinar uma parceria para o carregamento dos seus veículos elétricos com aNewMotion, um dos principais fornecedores europeus de carregamento inteligente.

Com a assinatura desta parceria, o programa “One Sustainable Fleet” dá um importante passo em frente. A NewMotion irá fornecer ao Europcar Mobility Group um ecossistema completo de soluções para a infraestrutura de carregamento: pontos de carregamento inteligentes e fáceis de usar, assim como um acesso à plataforma Business Hub que permite monitorizar, gerir e controlar toda a infraestrutura de carregamento. Além disso, com o NewMotion, os clientes que alugam um veículo elétrico numa das estações do Grupo Europcar Mobility vão receber um cartão de cobrança, permitindo o acesso à maior rede pública deroamingpara carregamento em movimento na Europa (com mais de 170.000 pontos de carregamento). A parceria deve ser implantada gradualmente a partir de janeiro de 2021.

Olivier Baldassari, diretor de Países e Operações do Grupo, comenta: “Temos o prazer de assinar esta parceria com a NewMotion hoje, como parte da implementação do nosso programa One Sustainable Fleet. Como um importante ator de mobilidade, somos determinados a contribuir para a necessária transição para um mundo de baixo carbono, e empenhados em dar passos em frente apesar da crise da Covid-19: Vemos esta crise mesmo como uma oportunidade para acelerar projetos e planos já iniciados. Com uma frota de mais de 300.000 veículos em média, a nossa capacidade de causar impacto é significativa. O nosso compromisso com a redução do nível de emissões de carbono envolve aumentar a proporção de veículos verdes na nossa frota e apoiar os nossos clientes nos seus usos. O aluguer de veículos é um excelente vetor de promoção e desenvolvimento da utilização de veículos elétricos, nomeadamente em ambientes urbanos. Com esta abordagem abrangente, queremos que o nosso Grupo esteja entre os campeões da UE em mobilidade sustentável nos próximos anos.”