Notícias



Idade da reforma sobe para 66 anos e sete meses em 2022
EXPRESSO


A idade legal para aceder à pensão de reforma vai voltar a subir em 2022, atingindo 66 anos e sete meses. Assim, será preciso trabalhar mais dois meses do que este ano e mais um mês do que em 2021 para aceder à reforma, ou, em alternativa, sofrer cortes no valor da sua pensão.

O aumento da idade legal da reforma resulta do aumento da esperança média de vida. Segundo os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística esta quinta-feira, a esperança de vida aos 65 anos subiu para 19,69 anos no período entre 2018 e 2020.

Como resultado, segundo os cálculos do Expresso, a idade legal da reforma sobe para 66 anos e sete meses em 2022.

Recorde-se que a idade legal da reforma para 2021 está já definida, nos 66 anos e seis meses, mais um mês do que os 66 anos e cinco meses que vigoram este ano.

Este aumento da esperança de vida aos 65 anos ditou também um agravamento do fator de sustentabilidade das pensões. Assim, quem se reformar de forma antecipada em 2021 (e não esteja protegido deste fator) sofrerá um corte de 15,5% no valor da sua pensão, o que compara com 15,2% este ano.

Atenção. Estas indicações são genéricas e podem variar de caso para caso, uma vez que as regras também preveem bonificações por tempo de descontos que, nalgumas situações, podem atenuar os cortes ou ditar uma idade de reforma mais cedo, sem cortes.