Notícias



Turismo volta a agravar perdas em outubro
Jornal de Negócios


O setor do turismo voltou a agravar as perdas em outubro, depois da recuperação que vinha sendo registada nos meses de verão, numa altura em que há cada vez mais estabelecimentos de alojamento turístico encerrados.

Os dados foram divulgados esta segunda-feira, 30 de novembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta de que, em outubro, os estabelecimentos de alojamento receberam cerca de um milhão de hóspedes, que foram responsáveis por 2,4 milhões de dormidas.
Estes números equivalem a quebras de 59,3% e 63%, respetivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado - em setembro, as quedas homólogas tinham sido de 53%.
Este movimento é registado num mês em que 29,9% dos estabelecimentos de alojamento turístico estiveram encerrados ou não registaram qualquer movimento de hóspedes, uma proporção que também representa um agravamento face a setembro, quando 24% dos estabelecimentos estavam nesta situação.

O mercado interno continuou a suportar a maioria da atividade turística em outubro. Nesse mês, o turismo recebeu 674 mil hóspedes residentes em Portugal, que foram responsáveis por 1,2 milhões de dormidas, o equivalente a 51,1% do total e uma queda de 21% em relação a outubro do ano passado.

Os restantes 371,8 mil hóspedes eram residentes no estrangeiro, tendo sido responsáveis por 1,15 milhões de dormidas, o que representa uma quebra homóloga de 76,2%.