Notícias



Registo de novas empresas cresce na UE, mas falências também aumentam
JORNAL DE NEGÓCIOS


Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat revelam que a criação de novas empresas na União Europeia aumentou 5,3% no segundo trimestre de 2021, face ao trimestre anterior. Já as falências cresceram 1,8%.
O registo de novas empresas na União Europeia (UE) cresceu 5,8% no segundo trimestre de 2021 face ao trimestre anterior, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Eurostat. Ogabinete de estatística da União Europeiarevela ainda que as declarações de falência na UE também cresceram, ainda que a um ritmo menos acelerado, de 1,8%.

Já a comparação com o período homólogo revela que o registo de novas empresas disparou 53% na UE, enquanto o número de falências aumentou 24%.
O Eurostat explica que a quebra do número de falências nos dois primeiros trimestres de 2020, que foi de -16% e -23%, respetivamente, pode ser explicada com as medidas adotadas pelos vários Governos para fazer face ao impacto imediato da crise pandémica, o que poderá ter travado alguns encerramentos.
O gabinete de estatística da UE revela ainda, com mais detalhe, os números relativos ao primeiro trimestre de 2021. Na UE, o registo de novas empresas manteve-se estável, com uma ligeira subida de 0,3% face ao trimestre.

<
voltar