Notícias



Empresa de micromobilidade da Ford chega hoje a Portugal
Jornal Económico sapo


Matosinhos é a primeira cidade portuguesa a receber os serviços da Spin, cuja operação focar-se-á inicialmente no aluguer de trotinetes elétricas, um ano depois da companhia da Ford ter chegado a Espanha. A Spin vai colaborar também com o CEiiA no projeto de mobilidade sustentável AYR.

A Spin, uma empresa de micromobilidade da norte-americana Ford, inicia operações em Portugal esta segunda-feira. Matosinhos é a primeira cidade portuguesa a receber os serviços da Spin que, para já, se focam no aluguer de trotinetes elétricas.

Numa nota de imprensa a dar conta da chegada da empresa da Ford, lê-se que a Spin vai assumir um compromisso com o desenvolvimento daquela cidade costeira, através de uma parceria com o CEiiA que visa a implementação do projeto AYR. O projeto AYR consiste no desenvolvimento de uma plataforma de mobilidade suave, desenvolvida pelo CEiiA, que incentiva trocar o automóvel particular por meios de transporte mais sustentáveis e receber, pelas emissões de dióxido de carbono evitadas, créditos que podem ser convertidos em prémios.

A mesma nota não adianta pormenores quanto aos planos de expansão da Spin, em Portugal, nem especifica quantas trotinetes elétricas vão, inicialmente, ser disponibilizadas. Esses pormenores deverão ser apresentados numa cerimónia de apresentação da empresa, que decorre esta tarde na sala de sessões públicas da Câmara Municipal de Matosinhos. A partir das 16h, nessa sessão, serão assinado um memorando de entendimento entre a empresa e a autarquia, que orientará a operação da empresa da Ford na cidade.

Serão também assinados protocolos de cooperação entre a Spin e as corporações de bombeiros de Matosinhos, o que implicará a cedência de dez trotinetes desta empresa aos bombeiros para se deslocarem pela cidade.

Participam na sessão Pedro Gaspar, Future Business Technology Director do CEiiA, Filippo Brunelleschi, diretor nacional da Spin para Espanha e Portugal, e José Rodrigues, vereador com o pelouro da Mobilidade em Matosinhos.

A Spin foi criada em 2017, em São Francisco, EUA. Atualmente, opera em cinco países (EUA, Canadá, Alemanha, Reino Unido e Espanha), em mais de 70 mercados. Há um ano, a Spin entrou em Espanha. A empresa da Ford tem no seu portefólio trotinetes (de duas e três rodas) e bicicletas elétricas.