Notícias



Como alterar a morada no cartão de cidadão
JORNAL DE NEGÓCIOS


Quem tiver os códigos PIN do seu cartão de cidadão ou a chave móvel digital ativa pode alterar a morada de forma fácil e rápida através da internet ou do telefone.

ALTERAR AO BALCÃO
Desde 1 de setembro que as Lojas de Cidadão retomaram o horário de funcionamento normal e já estão a atender sem marcação prévia. No entanto, é recomendável que continue a agendar o seu atendimento. Alguns balcões presentes nas lojas continuam a funcionar apenas com marcação obrigatória. Para renovar presencialmente, necessita do código PIN do cartão de cidadão para alterar a morada.

ALTERAR ONLINE
Para alterar a morada precisa ou do cartão de cidadão, do respetivo código PIN e de um leitor de cartões, ou do código PIN da chave móvel digital e do telemóvel que lhe está associado. Para confirmar depois a morada, será necessário o código PIN e um leitor de cartões. Este serviço pode ser feito com apoio por videochamada, através de agendamento.

ALTERAR AO TELEFONE
Deve ligar para o número 300 003 990. Precisa de ter a chave móvel digital ativa e de ter a aplicação Autenticação.gov instalada num dispositivo Android ou num dispositivo iOS.

QUEM PODE ALTERAR
Portugueses com cartão de cidadão válido e cidadãos brasileiros abrangidos pelo tratado de Porto Seguro que tenham o documento válido e mudem a morada do cartão para uma nova em Portugal. Se a pessoa tiver menos de 12 anos, só o pode fazer acompanhada de um representante legal. Se estiver inabilitada por anomalia psíquica, só pode pedir a alteração acompanhada pelo responsável pela sua tutela.