Notícias



IRS: Famílias com rendimentos até 60 mil euros deverão ter alívio no imposto
multinews.sapo


Espera-se que as famílias com rendimentos até cerca de 60 mil euros sintam um alívio no IRS do próximo ano, de acordo com o ‘Correio da manhã’ (CM), que adianta que a medida vai integrar o Orçamento do Estado para 2022.

Segundo a mesma publicação, no total cerca de 1,5 milhões de famílias serão abrangidas por este alívio, que acontece no âmbito de uma revisão dos limites dos escalões intermédios e das taxas a aplicar a cada um deles.

O primeiro-ministro, António Costa, já tinha manifestado a intenção de desdobrar o terceiro e o sexto escalões do imposto. Nesse sentido, adianta o jornal, no sexto escalão “a divisão deverá dar-se nos rendimentos a rondar os 60 mil euros, favorecendo assim a parte de baixo”.

O escalão em causa vai agora dos 36 967 euros aos 80 882 euros (rendimentos anuais), o que implica um corte a meio do escalão, explica o mesmo jornal.

Por outro lado, no caso do terceiro escalão, a divisão não deverá ser feita em partes iguais, segundo o ‘CM’, que adianta que o Governo deve preferir cortar, deixando um terço num dos extremos do escalão.

“Ou seja, se escolher concentrar a maior fatia no patamar inferior, o novo escalão deverá arrancar para quem tem rendimentos na casa dos 17 mil euros”, escreve o ‘CM. Recorde-se que este escalão vai dos 10 732 aos 20 322 euros anuais.

No total dos dois escalões que serão desdobrados, concentram-se cerca de um milhão e famílias portuguesas, segundo as últimas estatísticas do Portal das Finanças, citadas pelo jornal.