Notícias



Brexit: Ministro irlandês avisa que UE pode descartar acordo por completo
multinews.sapo


A União Europeia (UE) pode desistir do acordo do Brexit com o Reino Unido, se Londres continuar com a sua ameaça de suspender partes do acordo de saída. O alerta foi dado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros irlandês, Simon Coveney.

Em algumas das declarações públicas mais fortes até agora, que sugerem a aproximação de uma guerra comercial total, Coveney disse à ‘RTE’ que o Reino Unido estava deliberadamente a pressionar por um acordo que sabia que não ia conseguir.

A ação retaliatória de Bruxelas está de mãos dadas com qualquer ação de Londres, segundo o responsável. “Um depende do outro. Assim, se um for posto de lado, corre-se o risco de o outro também ser posto de lado pela UE ”, alertou.

Segundo o ministro irlandês, a UE vê toda esta situação como “uma rutura forçada e deliberada nas relações e negociações entre os dois lados”.

A UE acredita cada vez mais que Londres está a tentar encerrar as negociações, para obrigar o bloco a reescrever o protocolo – algo que Bruxelas se recusou a fazer.

Isto poderia levar a UE a dizer “chega, não estamos a negociar com um parceiro que está a agir de boa fé”, disse Coveney. “Acho que (o Reino Unido) está a pedir deliberadamente algo que sabe que não pode obter”, afirmou, acrescentando que Londres não ofereceu nada, mas continuou a pedir mais.

Este aviso levanta a possibilidade de um falhanço nas relações entre Londres e Bruxelas. O governo britânico disse há semanas que existem condições para suspender partes do negócio do Brexit, por causa de profundas diferenças sobre como fazer as regras comerciais funcionarem para a Irlanda do Norte.

A região ficou dentro da união aduaneira da UE e do mercado único, apesar da saída do Reino Unido, sob o chamado protocolo da Irlanda do Norte, do acordo Brexit.

Esta solução serviu para evitar uma fronteira terrestre na ilha da Irlanda e pela necessidade de manter um acordo de paz de 1998, que encerrou três décadas de conflito.

Londres rejeitou as concessões de Bruxelas feitas no mês passado que simplificariam as verificações alfandegárias do Mar da Irlanda, dizendo que não vão longe o suficiente e recusando-se a aceitar a supervisão do negócio do tribunal superior da UE.

O negociador do Brexit no Reino Unido, David Frost, e Maros Sefcovic, vice-presidente da UE e representante do Brexit, conversaram,devendo reunir-se novamente a 12 de novembro em Londres.

O impasse continua, porque embora Bruxelas diga que tem sido mais do que flexível, o Reino Unido afirma que o bloco não foi longe o suficiente.

As expectativas de que Londres vai acionar o Artigo 16 do acordo de saída- colocando efetivamente o acordo ou partes dele em espera – aumentaram e uma mudança é amplamente vista como provável nos próximos dias.