Notícias



WTTC LANÇA ROTEIRO DE EMISSÕES ZERO PARA O TURISMO
AMBITUR


A WTTC lançou um ambicioso e inovador Roteiro de Emissões Zero para orientar o setor do turismo na sua batalha contra a crise climática. Este roteiro proporciona orientações e recomendações concretas para ajudar as empresas do setor no seu caminho para as zero emissões.

Ao proporcionar marcos para uma ação climática significativa e redução das emissões para as diferentes indústrias dentro do setor, este roteiro estabelece os desafios que nos esperam e como o setor do turismo pode descarbonizar e atingir as zero emissões até 2050.

O relatório mostra de que forma o setor é fortemente impactado pelas alterações climáticas na medida em que afetam os destinos de todo o mundo, mas tal como muitos outros setores, também é responsável por cerca de 8-10% das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Nesta medida, diz a organização, o setor tem um papel-chave a desempenhar no combate às mudanças climáticas, o que exigirá maiores ambições e abordagens diferenciadas à descarbonização, tal como sugerido no roteiro.

Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC , afirma: “Muitos destinos são afetados pelos impactos das mudanças climáticas com o aumento do nível do mar, a desflorestação e a perda de espécies animais e plantas. As comunidades que dependem do turismo são as primeiras a assistir ao impacto e a querer fazer algo. O setor do turismo está a encarar esta oportunidade como catalisadora de mudança. Temos uma responsabilidade para com as pessoas e o planeta. É absolutamente essencial que os setores público e privado trabalhem em conjunto para alcançar o Acordo de Paris e impedir o aumento global da temperatura. O nosso setor pode fazer parte da mudança que é necessária com urgência para mitigar os impactos e adaptar-se às ameaças impostas pelas alterações climáticas”.

Emily Weiss, diretora geral do Travel Industry Group da Accenture, explica: “À medida que a indústria do turismo se reconfigura após alguns anos complicados, há imensas oportunidades de reconstruir responsavelmente e acelerar a mudança para um futuro de emissões zero no setor. O Roteiro de Emissões Zero oferece um plano de ação pragmático mas ambicioso que ajudará a indústria a criar metas reais e visíveis para reduzir o seu impacto carbónico, proporcionando a transparência que os consumidores exigem. Fundamentalmente, identifica os grandes eixos em que o turismo pode dar a volta às emissões e oferece as bases para criar uma mudança significativa”.

O roteiro apresenta um novo quadro de metas com corredores de descarbonização, que agrupa as empresas de turismo em três clusters, dependendo dos seus perfis de emissões e da dificuldade de reduzirem as suas emissões de GEE.

Algumas indústrias poderão alcançar as emissões zero antes de 2050 se forem estabelecidas metas mais ambiciosas e diferentes abordagens de descarbonização.

O roteiro pormenorizado inclui eixos de descarbonização e ações correspondentes para cinco grandes indústrias do setor turístico: alojamento, operadores turísticos, aviação, cruzeiros e intermediários turísticos como as OTAs e os motores de pesquisa.

Reconhecendo que as diferentes indústrias enfrentam desafios diferentes para descarbonizar, o roteiro apela às empresas que aumentem as suas ambições e fornece recomendações pormenorizadas para cinco áreas:
1. Estabelecer bases e metas em termos de emissões para atingir objetivos individuais e do setor;
2. Monitorizar e relatar com regularidade os progressos;
3. Colaborar a nível das indústrias e do governo;
4. Proporcionar o investimento e o financiamento necessários para a transição;
5. Aumentar a consciencialização e o conhecimento sobre as alterações climáticas.

O roteiro apela aos líderes mundiais para que forneçam ao Turismo o mesmo grau de apoio oferecido a outros setores e dá recomendações aos governos sobre como podem apoiar o setor, que antes da pandemia representava 10,4% do PIB global, na abordagem dos desafios climáticos e das metas para alcançar um futuro com zero emissões.