Notícias



Boas notícias para quem precisa de atestar o depósito. Preços dos combustíveis descem esta semana
multinews.sapo


Os preços dos combustíveis descem esta semana, refletindo as cotações médias da gasolina e do gasóleo nos mercados internacionais. Segundo fonte do sector contactada pela MultiNews a “evolução das cotações em euros aponta para uma descida do preço do gasóleo em até 1,5 cêntimos por litro enquanto a gasolina deverá descer 0,5 cêntimos por litro” nas principais petrolíferas nacionais.

Os preços dos postos junto aos hipermercados, também seguem as tendências de mercado. “A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,0077 euros na gasolina e uma queda de 0,0116 euros no gasóleo”, adianta outra fonte.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,726 euros enquanto o do gasóleo vale 1,541 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em oitavo lugar entre os países com a gasolina mais cara dos países da UE, 7 cêntimos acima da média europeia e 22 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição.

A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 76 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 78 cêntimos cobrados em Espanha.