Notícias



Pandemia afasta metade dos motoristas dos TVDE e faz subir preços das viagens
JORNAL DE NEGÓCIOS


Mais de metade dos cerca de 30 mil motoristas das plataformas digitais de transporte terão abandonado a profissão por causa da pandemia, levando a um aumento do preço das viagens. A notícia é avançada pelo Dinheiro Vivo, que cita fontes sindicais.

"Dos cerca de 30 mil motoristas, a maior parte teve de procurar alternativas porque não podia suportar os custos com combustíveis e com a manutenção", afirma Fernando Fidalgo, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Urbanos de Portugal.
A fuga de motoristas da actividade de transporte de passageiros em veículos descaracterizados (TVDE) gerou um défice no lado da procura: a Uber admite que "houve uma recuperação da procura mais rápida do que do lado da oferta", o que significa que "em muitos casos a tarifa dinâmica está ativa de forma a equilibrar a procura e oferta".

Também a Free Now respondeu ao jornal, explicando que "com a procura a superar largamente a oferta, acaba por existir uma maior predominância de tarifas dinâmicas", o que "contribui para a sensação generalizada de aumento de preços". A Bolt limita-se a afirmar que tem uma "equipa de desenvolvimento que trabalha diariamente para melhorar o algoritmo de cálculo dos preços e criar opções mais económicas e sustentáveis".