Notícias



Corrida dos britânicos ao Golden Visa? Portugal é dos países mais populares
tnews


Janeiro é a época em que começamos a pensar em novos começos e, para alguns, isso significa mudar para um país diferente, escreve o artigo do Euronews Travel (After Brexit, some Brits are regaining their EU travel rights with a ‘Golden Visa’) para introduzir o tema da procura dos britânicos pelos chamados programas Golden Visa, que permitem obter uma autorização de residência ou até mesmo a cidadania de um país, bastando para isso comprar uma casa no destino ou fazer um investimento com determinado valor.

“Diferentes países têm diferentes requisitos de investimento, a partir dos 250 mil euros. Se cumprir os requisitos e solicitar um Golden Visa, o investidor e a sua família tornar-se-ão residentes legais do país. Isso pode levar à cidadania também, mas o caminho para alcançá-la varia entre os diferentes esquemas e pode ser difícil ou longo”, alerta o artigo.

Abertos a cidadãos fora da União Europeia (UE), os Golden Visa tornaram-se cada vez mais populares nos últimos anos nos países da UE, onde a obtenção de um Golden Visa também pode trazer outros benefícios, incluindo a liberdade de circulação no Espaço Schengen.

“Estima-se que, atualmente, os programas atraem cerca de 3 mil milhões de euros de investimento para a UE todos os anos”.

De acordo com uma importante empresa de consultoria de investimentos, citada pela Euronews Travel, 2022 pode ser o ano do Golden Visa, “já que muitos indivíduos e famílias cansados ​​procuram mudar a sua maneira de viver”.

“Um estilo de vida saudável e sustentável está na agenda 2022 como nunca antes”, disse Murat Coskun, fundador e sócio-gerente da Get Golden Visa .

“Acreditamos que 2022 será um ano do Golden Visa, à medida que as pessoas fazem um plano B de como e onde querem viver.”

A empresa acrescenta que as principais motivações para as pessoas procurarem residência secundária ou cidadania incluem um aumento no trabalho remoto, o Brexit e uma resposta fraca à pandemia no seu próprio país.

O desejo de escapar da agitação da vida na cidade também está a levar as pessoas a procurar um destino mais adequado às suas necessidades.

“Estamos a assistir a uma onda de pessoas que querem reconectar-se com a natureza e ter espaço ao seu redor para viver e trabalhar”, acrescenta Coskun.


Portugal é um dos países mais populares entre os candidatos ao Golden Visa


A atração por propriedades espaçosas num ambiente natural no litoral tornou a Grécia e Portugal destinos populares para investidores, de acordo com Coskun.

“Portugal tornou-se um dos primeiros lugares na Europa a obter residência através de investimentos, após ultrapassar 10.000 pedidos em 2021. Altas taxas de vacinação e isenções fiscais para ganhos de criptomoeda são listadas como algumas das razões pelas quais o país é um local desejável para se viver”, lê-se no artigo da Eurotravel News.

A Grécia vem logo atrás de Portugal, com cerca de 9.500 pedidos de vistos dourados no final do ano passado.