Notícias



Portugal subiu e tem agora o quinto passaporte mais valioso do mundo
Jornal Económico


No ano passado, Portugal encontrava-se no sétimo lugar da lista de passaportes mais valiosos, tendo então entrada livre em 185 países. Esta posição tinha-se repetido em 2020.

O Índice Henley voltou a revelar quais os passaportes mais valiosos do mundo e se os países europeus voltaram a dominar a lista, pode não ser surpresa que Portugal tenha o quinto passaporte mais valioso de todo o mundo.

Portugal está empatado com a Irlanda em quinto ligar. Com o quinto passaporte mais valioso do mundo, Portugal tem autorização prévia para visitar 187 países em livre-trânsito.

No ano passado, também durante a pandemia de Covid-19, Portugal encontrava-se no sétimo lugar da lista de passaportes mais valiosos, tendo então entrada livre em 185 países. Esta posição tinha-se repetido em 2020.

Este ano, tal como 2020, o índice não contabilizou as restrições temporárias impostas pelos países devido à pandemia de Covid-19. Assim, a lista mostra quantos países os respetivos passaportes podem visitar sem obter qualquer tipo de autorização.

Para 2022, a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) notou que o Japão e Singapura ocupam o primeiro lugar, sendo estes passaportes mais valiosos do mundo, tendo acesso a 192 países. Seguem-lhes a Alemanha e a Coreia do Sul, empatadas em segundo lugar, podendo aceder a 190 países.

O terceiro lugar é ocupado por quatro países: Finlândia, Itália, Luxemburgo e Espanha. Estes países podem visitar um total de 189 países sem necessitar de autorização dos respetivos. Por sua vez, na quarta posição estão cinco países, podendo visitar 188 países: Áustria, Dinamarca, França, Países Baixos e Suécia.

Os passaportes dos Estados Unidos e do Reino Unido, que asseguraram o pódio em 2014, subiram ligeiramente face ao ano passado. Se em 2021 ocupavam o oitavo lugar, este ano ocupam o sexto lugar. Estes dois países podem visitar um total de 186 países sem necessitar de pedir autorização, ao lado de Bélgica, Nova Zelândia, Noruega e Suíça.

No sentido contrário, o passaporte afegão é o pior que se pode deter, dando apenas acesso a 26 destinos internacionais, ocupando a 111ª posição na lista. O passaporte iraquiano ocupa o 110º lugar com 28 países a visitar, seguindo-lhe então a Síria (29), Paquistão (31), Iémen (33), Somália (34), Nepal e territórios palestinianos (37) e Coreia do Norte (39).