Notícias



T-Roc dispara mais de 80% e é campeão da Volkswagen em Portugal
JORNAL DE NEGÓCIOS


Pela primeira vez, o SUV compacto produzido na Autoeuropa é o modelo da Volkswagen mais vendido em Portugal. Em 2021, o T-Roc acelerou as vendas em mais de 84% e ultrapassou o Polo, Golf e T-Cross no mercado nacional.

A máxima “o que é nacional é bom” assenta que nem uma luva ao T-Roc em 2021. O SUV compacto produzido pela Autoeuropa, em Palmela, fechou o ano passado com o estatuto de modelo da Volkswagen mais vendido em Portugal.

Num ano em que o número de ligeiros de passageiros novos matriculados aumentou apenas 0,8%, o T-Roc viu as vendas no mercado português dispararem 84,5%.

O veículo “made in Portugal” terminou 2021 com 1.629 unidades vendidas, sendo o modelo mais popular da marca alemã. Em 2020, as vendas do T-Roc tinham ascendido a somente 883 viaturas.

Desta forma, o T-Roc ultrapassa modelos da fabricante de Wolfsburgo como o Polo, Golf e T-Cross, sendo que os dois primeiros são tradicionalmente os campeões de vendas da marca alemã em Portugal.

A SIVA, distribuidora em Portugal do grupo Volkswagen, apostou em campanhas enfatizando o facto de o T-Roc ser produzido em Portugal e, aparentemente, colheu frutos.

A distribuidora oficial, comprada em 2019 pela Porsche Holding Salzburg (PHS) à SAG, de João Pereira Coutinho, vê ainda o crescimento do SUV superar largamente o aumento das vendas da Volkswagen no mercado português, que se situou em 7,8%.

T-Roc já pesa mais de 21% na Volkswagen em Portugal

As 1.629 unidades do T-Roc vendidas no ano passado representaram 21,6% do total de vendas da marca alemã no mercado nacional, que ascenderam a 7.514 veículos.

Por comparação, o Polo viu as vendas recuarem 5,5% face a 2020, enquanto o T-Cross registou um crescimento de 16,8%.

O T-Roc terá sido, portanto, um dos “trunfos” da Volkswagen para reforçar a sua quota de mercado em Portugal para 5,12%, o que compara com os 4,79% registados em 2020.

Para este ano, entretanto, a Volkswagen arranca com um “facelift” do SUV produzido em Palmela.

No final de novembro passado, na presença do primeiro-ministro, António Costa, e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi revelado o “novo” T-Roc.

O evento, que assinalou o 30.º aniversário do início da construção da fábrica, marcou também a despedida de Miguel Sanches do cargo de diretor-geral da Autoeuropa e a chegada do seu sucessor, Thomas Hegel Gunther.

Miguel Sanches revelou então que no final deste ano a Autoeuropa produzirá exclusivamente o T-Roc, cessando a produção do multi-purpose vehicle (MPV) Sharan.

Em 2020 o T-Roc era apenas o 4.º modelo mais vendido da Volkswagen.