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VINCI AIRPORTS: TRÁFEGO EM PORTUGAL A 73% DOS NÍVEIS DE 2019 NO 4º TRIMESTRE DE 2021
AMBITUR


Os aeroportos da rede VINCI acolheram quase 32 milhões de passageiros no quarto trimestre de 2021, menos 46% do que em comparação com o mesmo período em 2019, mas mais do dobro do número no quarto trimestre de 2020. Durante todo o ano de 2021, cerca de 86 milhões de passageiros foram acolhidos, 66% abaixo de 2019 mas 12% acima relativamente a 2020.

Após resultados muito encorajadores em outubro e novembro (-48% e 44%, respetivamente), o final do ano foi marcado por um ressurgimento da pandemia em alguns países devido ao aparecimento da variante Omicron. No entanto, ao contrário da situação no final de 2020, os Governos não impuseram medidas de limitação de viagens tão restritivas, preferindo confiar no rastreio e nas elevadas taxas de vacinação na maioria dos países. A recuperação do tráfego de passageiros continuou, portanto, no quarto trimestre de 2021, na maior parte dos aeroportos da rede.

Uma análise mais detalhada mostra que, na República Dominicana e na Costa Rica, o tráfego continua a manter-se próximo dos níveis registados em 2019, enquanto Portugal, Reino Unido, Sérvia e Chile, apresenta um número de passageiros duas a quatro vezes mais elevado do que no quarto trimestre de 2020. Além disso, o Camboja e o Chile reabriram, neste último trimestre, as fronteiras aos viajantes internacionais depois de meses de fronteiras fechadas. Ilustrando esta tendência positiva, o fator médio de carga das aeronaves que operam nos aeroportos da rede VINCI Airports aumentou para 70% em outubro e novembro pela primeira vez desde o início da crise.

Em Portugal, o tráfego nos aeroportos regressou no quarto trimestre de 2021 a um nível equivalente a 73% do tráfego no mesmo trimestre de 2019 (mais 3,2 vezes em relação ao quarto trimestre de 2020), com um aumento de quase 19 pontos em comparação com o trimestre anterior. Números de passageiros em ligação com as principais capitais europeias aumentaram particularmente em outubro e novembro durante as férias de outono (-18% para Orly, -11% para Amsterdão, -12% para Genebra, +2% para Londres Heathrow). No entanto, o ritmo da recuperação mostrou alguns sinais de abrandamento no final do ano, devido à quinta vaga da pandemia.

No Reino Unido, o tráfego de passageiros em Londres Gatwick continuou a recuperar. O período de férias de outono e a flexibilização das regras de entrada no Reino Unido em outubro e novembro tiveram um impacto particularmente positivo nos voos internacionais: Dublin (de -68% no terceiro trimestre a -41% no quarto trimestre), Tenerife (de -79% a -52%), Lanzarote (de -75% a -26%), Málaga (de -83% a -66%). A flexibilização dos critérios de entrada no Reino Unido a partir do início de janeiro deverá impulsionar esta tendência, assim como as capacidades adicionais anunciadas para os próximos meses pela British Airways (reabertura de uma base para os seus voos de pequeno curso com 18 aeronaves até ao final de maio) e pela Wizz Air (abertura de 14 novas ligações diretas e quatro novos aviões para a sua base).

O período de férias de outono também beneficiou os aeroportos da rede VINCI em França, onde o tráfego aumentou cerca de 20 pontos em Nantes e Lyon durante este período. Os passageiros que voam de Nantes escolhem destinos de férias como Nice (+23%) ou Barcelona (+30%). Esta subida vacilou posteriormente com a quinta vaga da pandemia. Várias companhias (tais como Volotea, Transavia, Swiss, Corsair) confirmaram a abertura de novas linhas para Nantes ou Lyon a partir de dezembro ou na próxima época de verão, sugerindo a possibilidade de um aumento do tráfego nos próximos meses.

O número de passageiros acolhidos neste último trimestre em Belgrado (Sérvia) diminuiu 40% em comparação ao mesmo trimestre de 2019. A procura de voos foi particularmente rápida para destinos como Istambul (+8%) e Dubai (+19%). O tráfego poderá aumentar nos próximos meses tendo em conta que a Air Serbia está a reforçar a capacidade do seu centro de Belgrado: retomada das rotas para Nice, Madrid e Veneza e uma nova rota entre Belgrado e Nis.

No Japão, o número de passageiros aumentou 23% durante o trimestre graças ao reinício da atividade aérea doméstica após o levantamento do estado de emergência no final de setembro (-29% em dezembro), tendo em conta que as fronteiras do Japão estiveram fechadas vários meses.

Nos Estados Unidos, o tráfego no aeroporto de Orlando Sanford aumentou quase 30 % no trimestre graças a uma pausa na pandemia no país. Em algumas rotas, o número de passageiros transportados aproximou-se ou até excedeu os níveis pré-pandémicos, para destinos como Asheville (-6%), Allentown (+5%) e Harrisburg (-5%). Durante este trimestre, o aeroporto acolheu novas rotas internacionais com o Canadá (Toronto) operadas pela Swoop Airlines e pela Flair Airlines.

O tráfego nos aeroportos da República Dominicana estabilizou ao longo do trimestre, num ponto muito próximo do seu nível pré-pandémico. Algumas ligações contribuíram fortemente para um crescimento acentuado do tráfego, particularmente os voos entre Santo Domingo e Miami (+27%) e Madrid (+40%). Confrontados com forte procura na rota de Madrid, a Iberia aumentou ainda mais a frequência dos voos semanais – para 13 – em novembro. Madrid é hoje o principal destino da América Latina, para onde a Iberia oferece bastantes mais voos do que antes da pandemia. O tráfego caiu em dezembro devido a problemas nos Estados Unidos (cancelamento de voos devido a falta de pessoal).

O crescimento do tráfego para níveis próximos dos pré-crise no aeroporto de Salvador de Bahia, no Brasil, foi confirmado neste trimestre. A GOL Airlines abriu mais de 20 novos destinos em dezembro, com base em dois novos slots (faixas horárias) por dia. Isto levou a um elevado número de passageiros em voos para São Paulo (VCP +48%), Rio (SDU +99%) e Belo Horizonte (+11%). Em dezembro, o aeroporto atingiu um importante marco no seu desenvolvimento: pela primeira vez na sua história teve ligações diretas a todas as capitais no sul do país. Finalmente, seis novos destinos serão abertos em janeiro: Porto Velho, Montes Claros, São José do Rio Preto, Cuiabá, Belém, Florianópolis.

No Chile, o tráfego aumentou 25% em comparação com o trimestre anterior. Este forte aumento reflete o elevado número de passageiros nas linhas domésticas (-12% em todo o trimestre em comparação com o mesmo em 2019), e, em menor medida, o aumento do tráfego em certas linhas internacionais desde reabertura das fronteiras a 1 de outubro (Bogotá de -76% no terceiro trimestre para -36% no 4º trimestre, Miami MIA de – 61% a -10%).