Notícias



Inglaterra elimina testes à entrada no país para passageiros com vacinação completa
JORNAL DE NEGÓCIOS


Os testes covid vão deixar de ser obrigatórios para quem chega a solo britânico, desde que esteja totalmente vacinado. A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro inglês.
A informação foi avançada por Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, numa visita a um hospital inglês. Quem chegar a Inglaterra e esteja totalmente vacinado contra a covid-19 já não precisará de fazer um teste no prazo de dois dias após a entrada no país.
Boris Johnson indicou que este "relaxar" de medidas sinaliza que Inglaterra está disponível tanto para os turistas como para negócios. Contudo, a imprensa britânica nota que ainda não existe uma data concreta para a entrada em vigor desta alteração, indicando que ainda na tarde desta segunda-feira deverá ser feito um comunicado oficial por Grant Shapps, o responsável pela pasta dos transportes no país.
"O que estamos a fazer nas viagens é mostrar que o país está aberto para negócios, para os turistas e serão feitas mudanças para que as pessoas que cheguem [a Inglaterra] não precisem de fazer testes casos tenham sido vacinadas, desde que tenham duas doses", indicou Boris Johnson, citado pela BBC.

De acordo com a Sky News, a alteração surge após os responsáveis de algumas das maiores companhias aéreas britânicas terem pedido ao governo para pôr um fim a esta restrição. Na ótica dos CEO das companhias, a medida tinha "um efeito limitado" na prevenção da transmissão da covid-19.

A low-cost easyJet, por exemplo, já reagiu à notícia do fim destes testes. "Damos as boas-vindas a esta medida sabendo que milhões dos nossos clientes também vão ficar satisfeitos pelo regresso das viagens sem restrições ao Reino Unido. Estamos agora a olhar para aquilo que poderá ser um verão forte", antecipa Johan Lundgren, citado pela Sky News.

Atualmente, quem tenha duas doses de alguma vacina contra a covid-19 e os menores de 18 anos não precisam de fazer testes dois dias antes de viajarem para o Reino Unido. No entanto, nas 48 horas a seguir à entrada em Inglaterra, os maiores de cinco anos precisam de fazer um teste antigénio ou um PCR. No caso da Escócia, só os maiores de 11 anos é que precisam de ser testados 48 horas após chegarem ao país.