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AS PREVISÕES DA GOOGLE PARA AS VIAGENS EM 2022: TURISMO INTERNACIONAL, ORÇAMENTOS MAIORES E FIDELIZAÇÃO
AMBITUR


A Google partilhou recentemente as suas previsões relativamente às viagens este ano, em conjunto com a Triptease, mostrando quais os destinos que os viajantes querem visitar, o tipo de férias que querem em 2022 e quanto estão dispostos a gastar. Os dados baseiam-se sobretudo nos consumidores europeus.

Ficam aqui quatro grandes previsões para que os profissionais turísticos possam planear a sua estratégia para este ano.

1. A procura por viagens permanece forte
As pesquisas por viagens são substancialmente mais elevadas na Europa Ocidental do que o eram no início de 2021. No Reino Unido, Alemanha e Itália as pesquisas online estão hoje perto do que eram em 2019, enquanto que em Espanha e França superam atualmente os níveis de 2019.

As pesquisas especificamente sobre hotéis aumentaram ao longo do ano passado, superando os níveis de 2019 no final do ano. E estão perto de “apanhar” as pesquisas sobre alojamentos locais e campismo. Estes dois tipos de alojamento foram a escolha preferencial de muitos clientes ao longo da pandemia já que oferecem a oportunidade de mais espaço e distanciamento social. Estes resultados são apenas mais um sinal de que as preferências dos consumidores continuam a mudar à medida que a pandemia evolui, com esta alteração a indicar que 2022 será um ano com maior equilíbrio nas preferências de alojamento dos consumidores.

A indústria turística pode estar otimista de que a procura por viagens vai ser forte em 2022. Mas, se esta procura se traduz por números crescentes de reservas depende da introdução ou não de novas restrições e se os números permanecem estáveis.

2. Foco no conforto, comodidade, estadias mais longas e distanciamento social
Os resultados de um estudo de consumidor interno da Google revelam que comparativamente com as principais férias em 2019, em 2022 os inquiridos estariam dispostos a “gastar mais em conforto & comodidade”, “uma estadia mais longa” e evitar “pessoas”. Estes resultado foram consistentes no Reino Unido, Alemanha e Países Baixos. O que mostra que os consumidores poderão estar a querer compensar os planos de viagens perturbados do ano passado com luxo nas suas férias de 2022, embora ainda queiram evitar convívios sociais além dos amigos próximos e família.

3. Consumidores prontos para viajar internacional em 2022
A maioria dos consumidores inquiridos pela Google tenciona viajar para o estrangeiro nas suas principais férias em 2022. Estes valores oscilavam entre 78% dos inquiridos nos Países Baixos, 66% no Reino Unido e 56% na Alemanha. O que significa que chegou a altura de começar a pensar qual a melhor forma de chegar de novo ao seu público internacional.

4. Fidelização do cliente
Os consumidores nestes três países abrangidos pelo inquérito não tinham qualquer preferência de marca específica. Dos inquiridos na Alemanha que vão reservar as suas principais férias de 2022 antes de março, 40% já estão a pesquisar. Nos Países Baixos, este número é de 34%.

É pois essencial uma estratégia de reservas diretas para convencer os hóspedes indecisos a reservarem no seu hotel. Isto significa que é vital que o seu hotel apareça nos resultados de pesquisa, com o melhor preço, e que o seu site esteja preparado para garantir que esses clientes reservam diretamente – ou regressem ao seu site direto assim que estiverem preparados para efetuar a reserva.

O estudo aponta que há muitos sinais positivos para os hoteleiros. Sabe-se que os clientes estão a pesquisar online sobre viagens e que querem gastar dinheiro. Além disso, agora que se sabe aquilo que os clientes procuram em 2022, os hoteleiros podem adaptar o seu marketing para responder a estas tendências. Embora seja evidente que as restrições de viagens e os surtos de infeções permaneçam um problema, sabe-se agora que há procura direcionada aos hotéis.