Notícias



Turismo “diluído” em nova Secretaria de Estado na orgânica do Governo desagrada à CTP
PUBLITURIS


Conhecida que foi a nova orgânica do XXIII Governo de Portugal pela comunicação social, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) veio demonstrar a “profunda surpresa e deceção” pela constituição da mesma.

Em comunicado, a CTP, liderada por Francisco Calheiros, vem recordar que, “dada a importância estratégica do turismo para a economia do país, sempre defendeu a existência de um Ministério do Turismo (que acumulasse com as infraestruturas aeroportuárias/aviação comercial)”.

Relembrando que nas duas últimas legislaturas o turismo “mereceu” uma secretaria de Estado específica na orgânica do Governo, ca CTP considera que tal estrutura revelou-se “importante para o desenvolvimento do turismo como motor económico.

“É por isso com desagrado que a CTP se depara agora com uma legislatura em que o turismo diminui a sua importância na orgânica do Governo, já que perde exclusividade em termos de secretaria de Estado”.

Pela informação que, entretanto, foi veiculada e confirmada pela página oficial da Presidência da República, a Secretaria de Estado do Turismo continuará a estar sob a alçada do Ministério da Economia (agora, sem Transição Digital e sem a importância de ser considerado de Estado, mas ganha o Mar), passando a partilhar a pasta com o Comércio e os Serviços, passando a designar-se Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS).

Independentemente de conhecer oficialmente o nome do (a) responsável pela tutela do turismo, a CTP afirma que “continuará a defender o reforço do reconhecimento do turismo na esfera do Estado, uma vez que é uma das atividades mais dinâmicas e competitivas da nossa economia, com potencial para ajudar ao crescimento da economia de que o país se encontra carenciado”.

Recorde-se que a CTP não foi a única organização, entidade e/ou nome a sugerir a criação de um Ministério do Turismo, ouvindo-se, inclusivamente e por várias vezes, o pedido expresso para a continuidade da, agora cessante, secretária de Estado do Turismo, Rita Marques que, no discurso de agradecimento pelo prémio de “Personalidade do Ano”, entregue durante os “Portugal Trade Awards” do Publituris, frisou que “tinha sido uma honra servir o setor do turismo em Portugal”.

Refira-se que a Economia merece uma secretaria de Estado, tal como o Mar, partilhando o Turismo, como já referido, a pasta com o Comércio e os Serviços.