Notícias



Viaturas da GNR vão adotar novas cores: listas laranja e verde fluorescentes permitam maior segurança
multinews.sapo


As viaturas da Guarda Nacional Republicana (GNR) vão adotar uma nova caracterização, agora com listas laranja fluorescente para os carros que patrulham o trânsito e verde fluorescente para o dispositivo territorial, indicou esta quinta-feira a GNR.

“A evolução da caracterização das viaturas operacionais da Guarda Nacional Republicana mantém o respeito pela imagem e cultura organizacional e passará a combinar nas novas viaturas a cor branca de fundo e o reforço das cores refletoras de alta visibilidade laranja/amarela e verde, com maior incidência na parte traseira, permitindo um maior reconhecimento durante o dia e noite, a distâncias elevadas”, referiu o comunicado da GNR.

Atualmente, os carros da GNR são brancos e verdes ou cinza e verde.

A major Mafalda Almeida, do Comando-Geral da GNR, explicou que a prioridade não será mudar a caracterização das viaturas já existentes mas sim adotar as novas cores nos carros adquiridos a partir de agora. A mudança não ocorre apenas “numa lógica de modernidade” mas também de segurança, no sentido de “aumentar a sinalização das viaturas” e a visibilidade das patrulhas.

“Esta nova caracterização visa conciliar a modernidade e um incremento da visibilidade das viaturas operacionais, sempre na salvaguarda da segurança dos militares e dos próprios meios da Guarda, sobretudo em ambiente de fiscalização rodoviária”, referiu a GNR, à agência Lusa.