Notícias



Combustíveis descem na próxima semana. Atestar com gasóleo fica até 4 euros mais barato
multinews.sapo


Vêm aí boas notícias para os condutores portugueses. Os preços dos combustíveis vão descer na próxima semana: Nos postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – “a tendência desta semana será para uma descida de 0,0337 euros na gasolina e uma redução de 0,0634 euros no gasóleo”, adiantou uma fonte do setor à Multinews.

As descidas poderiam ser mais expressivas, segundo outra fonte, mas “além do efeito das cotações, houve uma nova derrapagem do euro face ao dólar, o que torna mais caros os produtos refinados – cujo ‘pricing’ é feito em USD – para os consumidores europeus.”

Desde o início do ano, os preços dos combustíveis já subiram 15 vezes e desceram apenas quatro, segundo dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste período, o preço do gasóleo valorizou 34 cêntimos por litro enquanto que o da gasolina ficou 26 cêntimos mais caro.

Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 20 euros do que há dezasseis semanas. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 15 euros do que na primeira semana de janeiro.

Na próxima segunda-feira, e tendo em conta a descida anunciada, a fatura para atestar um depósito de 60 litros de combustível vai ficar cerca de quatro euros mais barata.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,841 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 1,923 euros.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a sétima gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 15ª posição do ranking europeu.