Notícias



RETOMADO VOO ENTRE PORTUGAL E CHINA APÓS MAIS DE SEIS MESES DE SUSPENSÃO
AMBITUR


A ligação aérea entre Portugal e a China vai ser retomada no dia 11 de junho, com a frequência de um voo por semana, após ter estado suspensa durante mais de seis meses. Fonte da companhia aérea Beijing Capital Airlines confirmou à agência Lusa o reinício da única ligação aérea entre Portugal e o leste da Ásia.

As autoridades da cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi, suspenderam a ligação com Lisboa no dia 25 de dezembro, numa altura em que aquela região enfrentava um surto de Covid-19. A cidade retomou, em 23 de janeiro, os voos domésticos, mas manteve as ligações internacionais suspensas. O voo ficou então com estatuto incerto, sendo sistematicamente cancelado, semana após semana.

Ao abrigo da estratégia de ‘zero casos’ de Covid-19, a China mantém as fronteiras praticamente encerradas desde março de 2020. O país autoriza apenas um voo por cidade e por companhia aérea, o que reduziu o número de ligações aéreas internacionais para o país em 98%, face ao período pré-pandemia.