Notícias



Táxis vão integrar passes dos transportes públicos de Lisboa e Porto: viagens entre concelhos ficam mais baratas
multinews.sapo


Os passes dos transportes públicos vão poder ser usados nos táxis, anunciou esta segunda-feira o ‘Jornal de Notícias’, sobretudo no caso do Andante e o Lisboa Viva, que servem as áreas metropolitanas do Porto e de Lisboa, respetivamente. O arranque da iniciativa ainda não tem, porém, data.

A intermodalidade das áreas metropolitanas, que já abrange autocarros, comboios e metros, vai passar a integrar os táxis – na prática, vai ser criado um novo passe intermodal que incluirá um número determinado de viagens de táxi.

Atualmente, o Andante e o Lisboa Viva custam 30 ou 40 euros.

Viagens de táxi mais baratas entre concelhos

O Governo prepara uma alteração à lei para permitir que se pague menos se for viajar de táxi entre concelhos vizinhos, revelou esta segunda-feira o ‘Jornal de Notícias’. Além do mais, os taxistas vão poder recolher passageiros noutros municípios para lá do território onde estão licenciados. A intenção do Executivo passa pela criação de novas tarifas e contingentes intermunicipais.

A pretensão do Governo passa por dotar os municípios de maiores competências, sendo possível agregar quatro municípios vizinhos para formar um miniterritório intermunicipal. Com a alteração, os táxis continuam a viajar pelo mesmo concelho, passando a aplicar-se uma tarifa progressiva que tem em conta apenas a distância percorrida pelo cliente, pelo que as viagens poderão tornar-se mais baratas.

O objetivo é modernizar o regime jurídico dos táxis para que consigam concorrer com o transporte de passageiros em veículos descaracterizados (TVDE). Na mira do Governo está também a criação de um novo passe intermodal que incluirá um determinado número de viagens de táxi.

As tarifas dos táxis subiram, desde o passado dia 1, mais de 8%, segundo a convencção assinada entre a Direção-Geral das Atividades Económicas, a ANTRAL e a Federação Portuguesa do Táxi, entretanto homologada pelo Governo, tarifas essas que não eram atualizadas desde 2013.