Notícias



Combustíveis: descida dos preços em dose dupla ‘alivia’ carteira dos portugueses. Saiba quanto vai pagar para encher o depósito
multinews.sapo


Pela primeira vez nas últimas cinco semanas, o gasóleo vai seguir uma tendência descendente. E a boa notícia é que também a gasolina segue o mesmo caminho na próxima semana: segundo fonte do sector contactada pela Multinews, nas principais petrolíferas nacionais “a orientação é para uma descida do preço do gasóleo em até três cêntimos por litro. No mesmo sentido, a gasolina deverá ficar até 1 cêntimo mais barato”.

Os postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – replicam a tendência e reportam “uma descida de 0,0077 euros na gasolina e de 0,0273 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.

Tendo em conta estes movimentos, o Governo determinou uma redução adicional do ISP de 1,2 cêntimos na gasolina e de 0,4 cêntimos no gasóleo a partir desta segunda-feira, que irá refletir-se num alívio da carga fiscal, informaram as Finanças.

Desde o início do ano, esta foi a sexta descida da gasolina, apesar de se terem registado já 19 semanas de subida. No que diz respeito ao gasóleo, registou-se a sétima descida desde janeiro, ‘contrariada’ no entanto pelas 17 subidas em 2022. Neste período, o preço do gasóleo valorizou 47 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 51 cêntimos mais caro.

Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo custa mais 28,2 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 30,6 euros do que na primeira semana do ano. Recorde os valores dos combustíveis no virar do ano: 1,501 euros para o gasóleo e 1,665 euros para a gasolina.

Esta segunda-feira, e tendo em conta a quebra anunciada, a fatura para atestar um depósito de 60 litros de gasóleo vai descer 1,8 euros. Já se encher um depósito a gasolina vai poupar 60 cêntimos.

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 2,080 euros por litro, enquanto o da gasolina simples 95 vale 2,121 euros. O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 10ª posição do ranking europeu.