Notícias



Oferta de hotéis à venda cai com a retoma do turismo em Portugal
tnews


Com o regresso à normalidade e com o retorno das reservas para o verão, o turismo está a renascer, mas a oferta de hotéis no mercado português caiu 14%, segundo os últimos dados do Idealista. No primeiro trimestre de 2021 estavam 218 unidades à venda no país, número que desceu para 187 hotéis no mercado entre janeiro e março de 2022.

Olhando para os 18 distritos e duas ilhas portuguesas, verifica-se que a oferta de hotéis à venda desceu em 10 localidades entre o primeiro trimestre de 2021 e o período igual de 2022. Santarém que está a liderar as quedas, segundo o Idealista. Neste distrito da região Centro, contabilizaram-se apenas três unidades hoteleiras no mercado entre janeiro e março de 2022, número que contrasta com as 11 registadas no mesmo período do ano passado. Contas feitas, a queda na oferta de alojamento turísticos foi de 73% entre estes dois momentos.

Este não foi o único distrito ou ilha a registar reduções substanciais na oferta hoteleira. Também Guarda viu o número de hotéis cair de 5 no primeiro trimestre de 2021 para apenas duas no mesmo período de 2022 (-60%). Em Coimbra, a oferta passou de 13 unidades para sete entre estes dois trimestres (-46%) e em Leiria caiu de 14 hotéis à venda para apenas oito (-43%).

Estes quatro distritos da região Centro foram os que registaram as quedas mais acentuadas na oferta de hotéis à venda em Portugal entre o primeiro trimestre de 2021 e igual período de 2022.

Na ilha da Madeira, o número de hotéis caiu de 13 unidades para oito; em Viana do Castelo, o stock hoteleiro desceu de três para duas; na ilha de São Miguel, nos Açores, a oferta caiu de três para duas; em Évora, no Alentejo, os hotéis à venda baixaram de quatro para três; no Porto, as unidades reduziram de 37 para 30; e em Faro o número desceu de 41 para 35.

Os dados demonstram, ainda, que em quatro distritos a oferta de hotéis no mercado manteve-se inalterada no período em análise: Beja, Castelo Branco, Setúbal e Vila Real. Houve também seis distritos do país onde, pelo contrário, o stock de alojamentos turísticos subiu, como é o caso de Bragança, Portalegre, Braga, Lisboa, Aveiro e Viseu.

Analisando os dados do idealista por regiões, verifica-se que é na região Centro onde há mais hotéis no mercado no primeiro trimestre de 2022 – em concreto 49 – embora se tenha registado uma descida homóloga na oferta na ordem dos 28%. Logo a seguir está a região Norte com 47 unidades turísticas, seguido da Área Metropolitana de Lisboa (40) e do Algarve (35). É no Açores onde há menos hotéis à venda – apenas dois entre janeiro e março -, seguido do Alentejo (6) e Madeira (8).

De todas as regiões analisadas pelo Idealista, o stock de unidades hoteleiras caiu em todas entre os primeiros três meses de 2021 e igual período de 2022, exceto em Lisboa, onde subiu 21%, de 33 unidades para 40, como demonstram os dados.

Por distritos e ilhas, verifica-se que é em Faro onde se concreta mais oferta de hotéis à venda no início do ano (35), seguido do Porto (30), Lisboa (28), Viseu (18), Setúbal (12) e Aveiro (10). Em Braga, na ilha da Madeira e em Leiria contam-se oito unidades no mercado em cada e em Coimbra sete. Todos os outros distritos e ilhas registaram menos de cinco unidades no mercado no primeiro trimestre de 2022 e o distrito de Beja não tinha um único hotel à venda.