Notícias



Preço mediano de casas vendidas sobe 17% no primeiro trimestre
JORNAL DE NEGÓCIOS


O preço mediano dos alojamentos familiares em Portugal foi de 1.545 euros por metro quadrado nos primeiros três meses do ano, o que corresponde a uma subida de 17,2%, acelerando face ao trimestre anterior (14,1%),

Os dados foram revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que explica que em 22 das 25 subregiões consideradas pelo INE (a nível das NUTS III) o preço subiu.

Os dados apurados com recurso à informação fiscal sobre o IMT confirmam que os compradores que não residem em Portugal apostam em preços mais elevados.

Assim, as duas sub-regiões com preços medianos da habituação mais altos – Algarve e Lisboa – foram também as que apresentaram valores mais elevados tanto quando o comprador é nacional como quando tem o domicílio fiscal no estrangeiro (chegando no caso de Lisboa aos 3.553 euros por metro quadrado)

"Os valores publicados referem-se à mediana (valor que separa em duas partes iguais o conjunto ordenado de preços por metro quadrado) dos preços de alojamentos familiares (€/m) transacionados", explica o INE. Os dados podem ser consultados em maior detalhe aqui

Preços das rendas na região de Lisboa estarão sobrevalorizados

O INE também compara o valores das vendas com os das rendas, e da análise conclui que os preços na área metropolitana de Lisboa estão sobreavaliados.

E conclui que existe uma "aparente sobrevalorização dos valores de arrendamento, face
aos valores dos preços da habitação, na maioria dos municípios da área metropolitana de Lisboa - salientando-se a exceção do município de Lisboa –, na maioria dos municípios da área metropolitana do Porto e, de uma forma geral nos municípios com mais de 100 mil habitantes".