Notícias



Gasolina mais cara em 2022: quanto sobem os preços pela Europa?
Idealista


O preço da gasolina começou a subir a pique assim que eclodiu a guerra da Ucrânia.Isto porque a Rússia, uma das principais produtoras de petróleo a nível mundial, foi alvo de duras sanções internacionais. Mas quanto subiu o preço da gasolina nos diferentes países da Europa? Na Turquia, o preço da gasolina duplicou entre junho e janeiro deste ano, colocando o país em primeiro lugar. Portugal ocupa o 31º lugar numa lista de 43 países.

Nesta análise sobre a evolução dos preços da gasolina na Europa na primeira metade de 2022, a Picodi conclui que a Ucrânia é o segundo país onde a gasolina mais subiu nos primeiros seis meses do ano – está 63,3% mais cara entre junho e janeiro. E logo a seguir está a Hungria (+47,1%) e a Áustria (+45,7%).

O Cazaquistão é o único país da Europa onde a gasolina caiu ligeiramente (-0,7%). E em Malta não se verificou qualquer alteração nos preços da gasolina entre junho e janeiro de 2022.

Mas onde é que a gasolina está mais cara? Os que pagam mais pelo seu combustível são os noruegueses (2,56 euros/litro), os finlandeses (2,53 euros/litro) e os dinamarqueses (2,48 euros/litro), analisa aPicodi.

O preço da gasolina em Portugal é um dos mais caros da Europa – o nosso país ocupa o 11º lugar entre os 43 países, com 2,11 euros/litro. Os habitantes da Rússia (0,84 euros/litro) e da Bielorússia (0,68 euros/litro) são os que apresentam os preços mais baixos da gasolina em solo europeu.

Gasolina mais cara
Picodi

Quantos litros de gasolina posso comprar com o salário médio na Europa?

Tendo em conta o salário médio de cada país europeu, é na Suíça (2.455 litros), Luxemburgo (1.943 litros) e Dinamarca (1.502 litros) onde as famílias podem comprar as maiores quantidades degasolina. O último lugar no ranking europeu é ocupado pela Albânia, onde o salário médio pode comprar 204 litros de gasolina.

O salário médio líquido em Portugal é de 1.024 euros, segundo os dados mais recentes do INE. E, segundo as contas da Picodi, um português pode comprar 484 litros de gasolina com um salário médio. Comparando o índice da gasolina do ano anterior - quando um salário médio dava para comprar 624litros de gasolina-, conclui-se que o poder de compra de gasolina diminuiu significativamente.

No ranking mundial, os países do Golfo ocupam o pódio dos países que podem comprar mais litros de gasolina com o salário médio: Qatar (5.968 litros), Kuwait (5.578 litros) e Arábia Saudita (4.372 litros). O país mais pobre da lista é Cuba, onde o salário médio é suficiente para comprar apenas 27 litros de gasolina.