Notícias



Combustíveis: Julho mantém tendência de queda – gasolina 95 desce 5 cêntimos. Saiba quanto vai pagar para atestar na próxima semana
multinews.sapo


Julho mantém a tendência ‘positiva’ de descida dos preços de combustíveis e na próxima semana chegam mais boas notícias: a tendência tanto na gasolina 95 como no gasóleo são de queda, com particular destaque para o primeiro – segundo fonte do sector contactada pela Multinews, nas principais petrolíferas nacionais, o preço da gasolina 95 vai baixar 5 cêntimos ao passo que o gasóleo vai diminuir 0,5 cêntimos.

Também nos postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – é replicada a tendência e reportam “uma descida de 0,0489 euros na gasolina e de 0,0029 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.

Desde o início do ano, esta foi a nona descida da gasolina, apesar de se terem registado já 19 semanas de subida. No que diz respeito ao gasóleo, cumpriu a sua décima descida desde janeiro, ‘contrariada’ no entanto pelas 17 subidas em 2022.

Neste período, o preço do gasóleo valorizou 32 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 37 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo na próxima semana vai custar mais 19,2 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasolina são precisos mais 22,2 euros do que na primeira semana do ano.

No entanto, com a descida anunciada, um depósito de 60 litros de gasolina simples 95 vai ficar agora 3 euros mais barato do que na semana anterior, ao passo que na versão gasóleo vai significar um desconto de 30 cêntimos.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 12ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 18ª posição do ranking europeu. De acordo com os dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia(DGEG), divulgados na sua página, o preço médio da gasolina simples 95 está atualmente em 2,009 euros por litro. Já o litro do gasóleo vale 1,909 euros.

Governo renovou as medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis para julho e agosto.