Notícias



Combustíveis voltam a descer esta semana. Saiba quanto vai poupar para encher o depósito
multinews.sapo


Vêm aí boas notícias para os condutores portugueses: a partir desta 2ª feira, os preços dos combustíveis vão entrar em queda, segundo fonte do sector contactada pela Multinews. Nas principais petrolíferas nacionais, o preço da gasolina 95 vai descer até 10 cêntimos por litro, já no gasóleo é esperada uma descida mais acentuada – 9 cêntimos por litro. Boas notícias para a carteira dos portugueses.

Também nos postos de marca própria – que normalmente funcionam junto aos hipermercados – é replicada a tendência e reportam “uma subida de 0,0750 euros na gasolina e uma descida de 0,0744 euros no gasóleo”, adiantou outra fonte.

Assim, desde o início do ano, já foram registadas 11 semanas de descida no que diz respeito à gasolina 95, contrariadas pelas 20 semanas de subida. Já no gasóleo, esta foi a 13ª queda desde janeiro, embora tenhamos de levar em conta as 17 subidas já registadas em 2022.

Em relação à gasolina 95 será a 9ª semana consecutiva a descer. Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a última vez que a gasolina tinha registado um ciclo tão prolongado de descidas foi em novembro de 2018.

Neste período, o preço do gasóleo valorizou 18 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 23 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasóleo na próxima semana vai custar mais 10,8 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasolina 95 são precisos mais 13,8 euros do que na primeira semana do ano.

No entanto, com a descida anunciada, um depósito de 60 litros de gasolina simples 95 vai ficar agora 6 euros mais barato do que na semana anterior, ao passo que na versão gasóleo vai significar um desconto de 5,4 euros.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 10ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 19ª posição do ranking europeu. De acordo com os dados oficiais da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), divulgados na sua página, o preço médio da gasolina simples 95 está atualmente em 1,889 euros por litro. Já o litro do gasóleo vale 1,826 euros.