Notícias



Crise/Energia: Governo mantém apoio ao gasóleo agrícola em setembro
Executivedigest.sapo


O Governo anunciou hoje que vai manter a redução de seis cêntimos por litro aplicável ao gasóleo verde, usado na agricultura, aquicultura e pescas, até 2 de outubro.

O Ministério da Agricultura e da Alimentação informou, em comunicado, que “foi publicada a portaria que determina a renovação para o mês de setembro, da manutenção da redução temporária da taxa unitária do ISP [imposto sobre produtos petrolíferos] aplicável ao gasóleo colorido e marcado, com aplicações no setor primário, nomeadamente na agricultura, aquicultura e pescas”.

Desta forma, prorroga-se a vigência da portaria de 30 de junho, mantendo uma redução de seis cêntimos por litro naquele combustível.

“Esta portaria entra em vigor no dia 01 de setembro de 2022 e produz efeitos até dia 02 de outubro de 2022, sem prejuízo de nova avaliação no decurso do próximo mês em função da evolução dos preços”, acrescentou o Ministério liderado por Maria do Céu Antunes.

O Governo anunciou, em 01 de julho, que, no âmbito das medidas para mitigar a subida do preço dos combustíveis, o desconto aplicado ao gasóleo agrícola passava de 3,4 para seis cêntimos por litro.