Notícias



O futuro (e o presente) do rent-a-car passa pelo digital como pilar do seu desenvolvimento, por Joaquim Robalo de Almeida
turisver


Joaquim Robalo de Almeida

Secretário-geral da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos

Dúvidas não parecem restar de que o Mundo se encontra na Era da Digitalização dos Negócios, a qual visa antes de mais aumentar a produtividade e a internacionalização das empresas, as quais buscam incessantemente aumentar as suas vendas e melhor o atendimento ao cliente.

O rent-a-car, atividade que evoluiu para prestação de vários serviços de Mobilidade, há muito que tomou consciência da importância da digitalização e automatização de processos, procurando trabalhar com ferramentas que lhe permitam aumentar a dinâmica das suas atividades na Economia e ao mesmo tempo proporcionar ao cliente uma qualidade de atendimento e de serviço prestado sempre em crescendo.

Nas atividades representadas pela ARAC (aluguer de veículos de passageiros e veículos de características especiais – rent-a-car, aluguer de veículos de mercadorias sem condutor – rent-a-cargo, aluguer de meios de mobilidade leves (bicicletas e trotinetes), sharing de veículos automóveis, veículos de mercadorias, motos e meios de mobilidade leves, aluguer de veículos em regime de longo prazo – ALD e Renting e veículos adaptados para a condução e transporte por pessoas com mobilidade reduzida) que conta com 150 empresas associadas, as quais representam cerca de 98% das viaturas que integram as modalidades de aluguer atrás referidas. Estas empresas já não pretendem gerir apenas a sua atividade empresarial, encontrando-se também dispostas a investir em soluções inovadoras que acompanhem o crescimento e lhes proporcionem destaque no mercado em que se inserem, pela qualidade e rapidez da prestação de serviços cada vez mais evoluídos, com o objetivo primeiro de prestar ao cliente serviços de excelência.

Atualmente e fazendo uso das novas ferramentas disponibilizadas por empresas de avançada tecnologia digital, a maior parte das vezes desenvolvendo soluções com a consultoria e participação das empresas potencialmente clientes, as quais fornecem o know-how utilizado na criação e desenvolvimento das novas soluções digitais.

Ao nível da comercialização e contratualização dos produtos e serviços disponibilizados pelas empresas associadas da ARAC, deparamo-nos com a globalização e avanços tecnológicos sem precedentes, os quais vêm de uma forma avassaladora alterar processos, agilizando a comunicação e as negociações, sendo hoje comum em muitos processos contratuais de várias atividades económicas a aceitação por adesão através de um clique a contratos via tablet, smartphone ou computadores, pois a internet veio eliminar ou atenuar a distância física entre as partes contratantes (neste caso entre empresa alugadora e cliente), sendo as transações comerciais à distância mais rápidas e mais simples.

O comércio eletrónico nascido há cerca de duas décadas nos Estados Unidos da América é hoje uma realidade a nível mundial, o qual se encontra já enraizado na cultura moderna.

A atividade de aluguer de veículos sem condutor, á semelhança do que aconteceu no inicio do século XX com a disponibilização de automóveis a todos aqueles que pretendiam circular com aquelas máquinas modernas que corriam mais que os cavalos, será certamente no século XXI não só o porta estandarte dos veículos eletrificados, como também da automatização de processos de celebração de contratos de aluguer por meios digitais, os quais permitirão o levantamento e entrega de veículos sem intervenção humana por parte da alugadora com rapidez e eficiência, embora o cliente possa sempre que assim o entender solicitar a intervenção de colaborares da empresa.

Os contratos eletrónicos são contratos como quaisquer outros, residindo a principal diferença no meio utilizado para celebrar e concluir o contrato, não sendo um tipo contratual diferente dos já existentes, mas sim uma modalidade de contratação que contem algumas especificidades, sendo a maior destas, a celebração dos contratos sem a presença física do alugador e do cliente.

Este tipo de contrato já é utilizado em muitas atividades, nomeadamente na celebração de contratos de seguro, operações bancárias, serviços de telecomunicações, contratação de serviços essenciais como água e eletricidade, reservas de avião, de hotéis, etc. para além das vendas online, as quais operaram em muitos casos a migração do comercio tradicional e presencial para o e-commerce com as inegáveis vantagens que o mesmo apresenta.

Atualmente as empresas de aluguer já dispõem de motores de reservas que permitem aos clientes contratarem diretamente, aumentado assim o nível de confiança, além de permitir que estes procedam a alterações, pagamentos online, anexarem os documentos necessários à celebração do contrato, reduzindo deste modo o tempo despendido para o aluguer da viatura e ao mesmo tempo agilizando as entregas de veículos, com maior comodidade, com destaque para o turismo internacional.

Este processo contribui também de forma decisiva para a sustentabilidade ambiental, ao eliminar a impressão dos contratos, os quais ficam de imediato disponíveis no tablet, smartphone ou computador do cliente.

Estamos convictos de que este será também certamente o caminho a trilhar rapidamente pelas empresas portuguesas, devendo em consequência proceder-se às adaptações legislativas que eventualmente se entendam necessárias.

Joaquim Robalo de Almeida

*ARAC é a Associação de Empregadores que representa todos os setores de locação de meios de mobilidade em Portugal.