Notícias



Alojamento & restauração e Transportes entre os setores que mais empresas criaram em 2022
PUBLITURIS


Os setores do Alojamento & restauração, bem como dos Transportes, foram dois dos que mais se destacaram na criação de novas empresas no ano passado, registando crescimentos de 20% e 111%, respetivamente, segundo o Barómetro Informa D&B, que foi divulgado esta segunda-feira, 9 de janeiro.

De acordo com a informação divulgada, ao longo do ano passado, o setor do Alojamento & restauração contabilizou mais 765 constituições que em 2021, enquanto no setor dos Transportes foram identificadas mais 2.207 constituições que no ano anterior.

O Barómetro Informa D&B apurou que, em 2022, “foram criadas em Portugal 48 404 novas empresas, o que corresponde a um crescimento de 14% face ao ano anterior”, num registo que “assinala uma significativa recuperação após a forte queda durante a pandemia de Covid-19”, já que este indicador ficou a “apenas 2,4% de 2019, ano em que a criação de empresas atingiu o valor mais elevado de sempre”.

O crescimento na constituição de novas empresas foi comum a praticamente todos os setores face a 2021, mas o destaque vai para cinco setores que representaram 95% do aumento global e que, além do Alojamento & restauração e Transportes, incluem também os Serviços gerais (+1.200 constituições; +22%), Serviços empresariais (+959 constituições; +13%) e Tecnologias da Informação e Comunicação (+631 constituições; +25%).

Já o Retalho, Indústrias e Agricultura e outros recursos naturais foram os únicos setores que recuaram no número de novas empresas em 2022.

“Este aumento na criação de novas empresas mostra a recuperação de setores especialmente afetados pela pandemia, como os Transportes, Serviços e Alojamento & restauração, e a confirmação de outros setores com grande dinamismo, como as TIC. Em conjunto com a queda dos encerramentos e insolvências, o resultado é um aumento significativo das empresas ativas em Portugal, que no final de 2022 são quase 550 mil”, explica Teresa Cardoso de Menezes, diretora geral da Informa D&B.

Por regiões, foi na Área Metropolitana de Lisboa que se concentraram mais de 40% das constituições de empresas em 2022, sendo uma das regiões que mais cresce neste último ano, enquanto o Norte registou um aumento de apenas 5% em 2022, o que leva a Informa D&B a considerar que “esta é a região ainda mais distante dos valores pré-pandémicos, estando a registar uma recuperação mais lenta depois da quebra registada no primeiro ano de pandemia”.

No que diz respeito a encerramentos e insolvências, também há boas notícias, uma vez que, em 2022, foram encerradas 12 988 empresas e outras organizações, o que traduz uma descida de 8,8% face ao ano anterior, tornando 2022 no “ano com menos encerramentos de sempre”.

Já quanto a insolvências, foram registados, no ano passado, 1.626 novos processos, o que traduz uma descida de 17% (-332 insolvências) que no ano anterior, o que, acrescenta a consultora, manteve “a tendência decrescente que se verifica desde 2012, com exceção do primeiro ano de pandemia”.