Notícias



IV Convenção Nacional da ARAC sob o lema da mobilidade, sustentabilidade e digitalização – novos desafios
A Nação


Realiza-se, já no próximo dia 31 de março, a Convenção Nacional da ARAC, a qual terá lugar na Região Centro de Portugal, tendo o acolhimento do Turismo do Centro – Entidade Regional de Turismo e do Município de Alcobaça.

“A ARAC procura levar o seu maior evento nacional a uma Região de Turismo em franco desenvolvimento, começando por marcar presença na importante cidade de Alcobaça, a qual atrai visitantes nacionais e estrangeiros há mais de oito séculos, expressando, desde já, a ARAC o seu agradecimento a esta importante Entidade Regional de Turismo e em particular ao seu Presidente, Dr. Pedro Machado”, salienta a ARAC.

Alcobaça é um dos melhores exemplos da arquitetura gótica primitiva em Portugal, tendo a sua igreja sido encomendada pelo primeiro rei de Portugal e fundador da nacionalidade em 1153 para demonstração do poder da nova e primeira dinastia.

É neste importante monumento, que é património Mundial da UNESCO, mais precisamente na sua biblioteca, a qual integra a magnifica unidade hoteleira da cadeia de hotéis – Montebelo pertencente ao grande grupo económico VISABEIRA, onde terão lugar os trabalhos da Convenção Nacional da ARAC.

Como principal fórum em Portugal agregador das empresas de locação de meios de mobilidade, parceiros da atividade turística, da indústria automóvel e da área financeira, bem como entidades públicas e privadas responsáveis pelas áreas do Turismo, Mobilidade e Transportes a IV Convenção Nacional, subordinada ao tema “Mobilidade/Sustentabilidade/Digitalização – Novos Desafios”.

Em linha com as anteriores Convenções, a Convenção Nacional da ARAC 2023 deverá contar com a presença do Presidente da República, Membros do Governo, Entidades Oficiais com representação das áreas do Turismo, Transportes e Finança, oradores nacionais e estrangeiros e moderadores de referência, para um auditório que deverá ultrapassar as três centenas e meia de participantes.

“Consciente do papel fundamental que o setor que representa tem no futuro da Mobilidade e do Turismo”, a ARAC organiza, assim, mais uma edição da sua Convenção Nacional que contará com representantes das empresas associadas e membros aliados da ARAC, fabricantes e outros parceiros do setor automóvel, representantes da indústria do turismo, entidades financiadoras e demais parceiros, que “de forma decisiva contribuem para o funcionamento deste setor, não esquecendo as várias entidades públicas que no dia a dia trabalham em estreita colaboração com a ARAC e as empresas suas associadas”, sublinha.

“A revolução em curso ao nível dos meios de mobilidade, em conjugação com a crescente oferta de produtos e serviços de mobilidade inovadores, está a transformar, de forma irreversível, a forma como nos deslocamos, quer no dia a dia, quer nas viagens turísticas, terão um especial destaque na IV Convenção Nacional da ARAC”, refere.

“Por um lado, a posse de um veículo é, cada vez menos, uma prioridade, em especial para as novas gerações, com várias cidades na Europa a adotar políticas tendentes à redução da utilização de veículos automóveis, em especial os movidos a combustíveis fósseis. Por outro lado, assistimos a uma tendência que aponta para o aprofundamento da digitalização e desmaterialização da locação de meios de mobilidade, com o surgimento de serviços suportados por sistemas e tecnologias de informação e comunicação complexos, mas de utilização simples, que permitam a acessibilidade de veículos 24 horas por dia, 7 dias por semana. A complementar estas duas tendências, assistimos a uma terceira, que tem a ver com os novos modelos de negócio”, salienta.

“As alterações dos modelos de mobilidade e de negócio estão a marcar uma transformação ao nível do Turismo, uma atividade que, a nível mundial, vem apresentando uma taxa de crescimento anual superior à do conjunto da atividade económica global, e que em Portugal constitui o principal motor da atividade económica nacional, assumindo-se, ainda, como o maior exportador e o maior criador de emprego ao longo dos últimos anos”, considera.

“O aluguer de automóveis sem condutor oferece a milhões de pessoas e empresas um transporte flexível, seguro, económico e cómodo, quer em termos turísticos, quer em termos empresariais (incluindo, aqui, os veículos comerciais). Os alugueres de curto e médio prazo verão, certamente, aumentar a sua procura à semelhança dos últimos anos”, continua.

“Estão, igualmente, a ser criados produtos de mobilidade, cada vez mais, flexíveis para os clientes, os quais já estão a ser disponibilizados por empresas de aluguer de automóveis sem condutor, que se estão a transformar em consultores e fornecedores de mobilidade, os quais procuram e oferecem as soluções mais adequadas a uma clientela cada vez mais exigente, que alugam vários tipos de veículos em regime de curta, média, longa duração e de partilha como é ocarsharing. Atualmente, particulares e empresas procuram, cada vez mais, eliminar todos os custos supérfluos, o que irá contribuir certamente para uma melhoria da sua gestão, umas vezes, por iniciativa dos gestores, outras vezes, por imposições legais, nomeadamente fiscais”, constata.

“O nosso objetivo é oferecer estes serviços em consonância com a transição digital e uma economia verde, tendo em atenção um turismo sustentável e uma mobilidade inteligente e amiga do ambiente. Após um ano de 2022 em que Portugal, depois de uma crise pandémica de grande dimensão, na qual o turismo foi uma das atividades mais afetadas, é este mesmo setor que, nunca baixando os braços e dotado de uma resiliência sem igual, volta, novamente, a ser o motor da economia nacional, batendo recordes, estimando-se, mesmo, que 2022 seja o melhor ano de sempre do turismo português, tendo, para tal, sido de decisiva importância a grande articulação entre entidades publicas e privadas, as quais de forma muito profissional catapultaram novamente Portugal para as manchetes dos meios de comunicação, o que levou, mais uma vez, a que fossem atribuídos vários prémios ao nosso país neste setor tão importante que é o Turismo”, enaltece.

“É neste contexto de franca recuperação da atividade turística, associada à revolução em curso nos meios de mobilidade que a ARAC realiza a sua IV Convenção Nacional, onde se abordarão temas de grande importância para os setores da Mobilidade e do Turismo”, conclui.